Ônibus movido a gás natural da Scania inicia nova fase de testes em Goiânia (GO); agora na COOTEGO

Após operar na HP Transportes, veículo Scania movido a GNV será testado na linha 111 - T. Novo Mundo - T. Senador Canedo pela nova empresa.
Image

O primeiro ônibus movido a gás natural e biometano do sistema de transporte da Grande Goiânia entra em uma nova fase de testes. Após operar na HP Transportes, o modelo Scania K280 UB4x2 GNC agora será avaliado pela COOTEGO – Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás. O veículo passará a circular na linha 111 – T. Novo Mundo – T. Senador Canedo, proporcionando uma nova análise de seu desempenho e eficiência no transporte intermunicipal metropolitano.

Projetado para reduzir até 20% das emissões de CO² e até 90% dos gases tóxicos em comparação com os ônibus a diesel, o Scania K280 UB4x2 GNC segue o padrão Euro 6, referência global em controle de emissões. Seu motor de 280 hp e 9 litros, com cinco cilindros e torque de 1.350 Nm entre 1.000 e 1.400 rpm, proporciona um desempenho eficiente e ecológico. Além disso, conta com um sistema de controle de emissões avançado, incluindo EGR e controle de lambda.

A transmissão automática ZF Ecolife, com seis marchas, freio retarder e função Lock-up, garante maior conforto operacional e eficiência energética. O veículo também possui sistema eletrônico de estabilidade (ESP), bloqueio de saída com portas abertas e freio de aclive, aumentando a segurança durante a operação.

Com carroceria Caio Millennium, o ônibus foi projetado para oferecer uma experiência moderna e acessível aos passageiros. Entre os destaques estão o sistema de ar-condicionado, iluminação interna em LED, tomadas USB para carregamento de dispositivos, assentos reservados para pessoas com deficiência e um elevador semiautomático para embarque. A segurança também foi reforçada com piso antiderrapante, martelos de emergência, alçapões no teto, câmera de ré e campainha wireless.

Antes de chegar à Goiânia, o veículo passou por testes em estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e São Paulo, operando em empresas como Transportes Santo Antônio, Consórcio Conorte e Rápido D’Oeste. Agora, com a nova fase na linha 111, a cooperativa poderá avaliar sua viabilidade no transporte metropolitano de Goiânia, assim como feito nas linhas operadas pela HP, reforçando o compromisso das empresas com a sustentabilidade e inovação na mobilidade urbana.

Imagens: Carlos Junior

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.