Vibra inicia comercialização de SAF no Brasil; empresa é a primeira a oferecer em território nacional o combustível sustentável de avião

Empresa é pioneira na importação e venda de SAF, reforçando compromisso com a descarbonização do setor aéreo.
Image

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil, dá um passo decisivo rumo à sustentabilidade no setor aéreo ao iniciar a comercialização de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no país. O biocombustível, importado da Bélgica, já está disponível na base do aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro, que recentemente obteve a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). Essa certificação assegura a rastreabilidade sustentável de toda a cadeia produtiva, da matéria-prima ao abastecimento das aeronaves.

Com essa iniciativa, a Vibra se torna a primeira empresa a importar SAF em escala comercial e disponibilizá-lo no mercado nacional. Por meio da BR Aviation, sua unidade de abastecimento de aeronaves, a empresa mantém negociações avançadas com companhias da aviação comercial e executiva interessadas no produto, atendendo à crescente demanda por soluções mais ecológicas.

Segundo Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra, a introdução do SAF no Brasil é um marco para a transição energética do setor. “Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial e disponibilizar esse produto para nossos clientes nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a descarbonização. Continuaremos empenhados em fortalecer a matriz energética brasileira, garantindo o combustível que nossos clientes necessitam”, afirmou.

O SAF é produzido a partir de fontes renováveis, como óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), e reduz em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao combustível de aviação convencional. O primeiro carregamento, contendo aproximadamente 550 mil litros, chegou ao Brasil em janeiro de 2025, partindo do porto de Antuérpia, na Bélgica, após um planejamento de 10 meses. Inicialmente, o SAF será misturado ao combustível fóssil na proporção de 10%, podendo chegar a até 50%, conforme permitido pelas normas internacionais.

Além de fortalecer seu posicionamento como líder na transição energética, a Vibra busca expandir a oferta de SAF no Brasil, utilizando sua infraestrutura em mais de 90 aeroportos e consolidando sua atuação no mercado de biocombustíveis. “Com 60% de market share no setor de aviação, lideramos não apenas na comercialização de combustíveis, mas também em inovação e sustentabilidade”, destacou Bragança.

A certificação ISCC das bases da Vibra em Cubatão e no Galeão reforça a rastreabilidade e sustentabilidade do SAF, permitindo que a empresa explore novas oportunidades no mercado global. Com um investimento superior a R$ 7 bilhões em energias renováveis e a aquisição da Comerc, especializada em soluções de descarbonização, a Vibra reafirma seu compromisso com um futuro mais limpo e sustentável para o setor aéreo.

Imagens: Reprodução/VIBRA

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Rolar para cima