No fim da tarde desta quinta-feira (27), cinco ônibus, sendo dois ônibus da empresa Rodoviária Âncora Matias, um da Braso Lisboa, um da Auto Viação Três Amigos e um da Viação Nossa Senhora de Lourdes, foram sequestrados e utilizados como barricadas no Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A interferência ilícita ocorreu em meio a uma tentativa de desmobilizar uma ocupação da Polícia Militar no Morro São João. Além disso, criminosos incendiaram caçambas de lixo para obstruir ruas da região.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h15 para conter os focos de incêndio na Rua Barão do Bom Retiro. A Polícia Militar informou que agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João estavam no local para lidar com a situação.
Segundo a PM, a ocupação policial no Morro São João teve início em janeiro e tem como objetivo impedir conflitos entre facções rivais do Morro São João e do Morro dos Macacos. As ações criminosas desta quinta-feira teriam sido uma represália à presença policial na comunidade.
Somente nesta semana, de acordo com a Rio Ônibus, 16 coletivos tiveram suas chaves retiradas por criminosos. No total, em 2025, já foram registrados 37 casos de ônibus sequestrados. Como consequência, oito linhas que passam pela região tiveram seus itinerários alterados.
Os ônibus utilizados como barricadas pertencem às seguintes linhas:
- B58029 – 625 Olaria x Saens Pena
- C44655 – 638 Marechal Hermes x Saens Pena
- B25605 – 606 Engenho de Dentro x Terminal Gentileza
- B25601 – 606 Engenho de Dentro x Terminal Gentileza
- A29171 – 627 Inhaúma x Saens Peña
As autoridades seguem monitorando a situação na região para evitar novos atos criminosos e garantir a segurança da população.
Imagem: Reprodução/Internet
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.