A Spazzini Viagens, operadora do setor de turismo e fretamento sediada em Erechim, Rio Grande do Sul, está adquirindo as suas primeiras unidades do Paradiso G8 1800 DD, ônibus rodoviário produzido pela Marcopolo na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
As duas unidades registradas possuem 14 metros de comprimento, estão montadas sobre dois modelos de chassi. A unidade 2025 utiliza o chassi K410 C 6×2 Euro 6, utiliza o motor 410 hp da Scania, com 13 litros de capacidade, ofertando uma potência máxima de 410 cv (308 kW) a 1800 rpm e torque máximo de 2.150 Nm entre 900 e 1.340 rpm.
A unidade 2026 utiliza o chassi Volvo B460R 6×2 Euro 6, que utiliza o motor D13K460 Euro 6 de 13 litros, com potência máxima de 460 hp, entregues entre 1.400 e 1.800 rpm, e um torque máximo de 2.300 Nm, disponível entre 900 e 1.400 rpm.

Essas configurações robustas e eficientse não só cumpre as normas Euro 6, garantindo menor impacto ambiental, como também proporciona um desempenho superior e ganho na eficiência no consumo de combustível.
O veículo possui iluminação completa em LED, com capacidade para 40 passageiros, sendo 09 poltronas leito no piso inferior e 31 leitos no piso superior, com itens de conforto como encostos de braços e pernas, cintos de segurança, suporte para bolsas e tomadas USB individuais.
Além disso, a nova unidade conta com janelas panorâmicas com cortinas, itinerário eletrônico, sistema de ar-condicionado com dutos individuais, geladeira, piso amadeirado, sala de jogos, lixeira, monitores, internet Wi-Fi e banheiro no piso inferior. O ônibus também está equipado com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), garantindo acessibilidade para passageiros com mobilidade reduzida.

A unidade que está encarroçada com o chassi Volvo está equipada com tecnologias de direção semiautônomas, capazes de evitar acidentes por meio da frenagem de emergência. Essas tecnologias, integradas ao chassi, são comandadas pelo sensor ADAS, localizado na dianteira do veículo, em conjunto com um sistema de câmeras e sensores instalados no para-brisa.
O sensor também pode ser utilizado como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), permitindo que o motorista programe uma velocidade máxima e a distância do veículo à frente, reduzindo sua carga de trabalho, especialmente no trânsito de grandes cidades e durante longos deslocamentos.
Imagens: Jovani Cecchin
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.