Em busca de um transporte mais seguro e inclusivo para mulheres, a Secretaria de Política Para Mulheres e Cuidados e o Rio Ônibus lançaram a cartilha “Transporte Sem Assédio”, nesta sexta-feira, 9, na Casa da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira. O material visa conscientizar não só a população carioca, mas também os profissionais do setor, que podem contribuir para melhorar a vida de 73% das mulheres, que afirmaram já ter sofrido assédio em seus deslocamentos, segundo o Instituto Patrícia Galvão.
No guia foram disponibilizadas explicações sobre o que é assédio e violência sexual, o que cada um pode fazer para auxiliar no combate a esse tipo de crime, os principais canais de denúncia e também os pontos da apoio às vítimas disponibilizados pela Secretaria. A cartilha está disponível na onepage www.rioonibus.com/contraoassedio, que pode ser acessada por meio de um QR code disponibilizado em adesivos que equipam os quatro mil ônibus que circulam pela cidade todos os dias.

Para a secretária Joyce Trindade. “Nosso compromisso é transformar o cotidiano das mulheres, começando por onde mais enfrentam medo: o caminho. Assédio não é parte da rotina, é crime. Essa cartilha é uma ferramenta de conscientização, mas também de ação. Precisamos todos trabalhar por um transporte mais seguro para mulheres.”
Já segundo o presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, o documento marca mais um passo na parceria entre o Sindicato e a Secretaria, que se uniram em prol de utilizar o grande alcance do transporte por ônibus para conscientização sobre o tema: “Atualmente, o transporte por ônibus vai além de ser o principal meio de locomoção no município. Nós estamos empenhados em utilizar a grande capilaridade do nosso modal para transformar verdadeiramente a cidade e o dia a dia de quem vive aqui e essa é, sem dúvidas, uma das causas mais urgentes com a qual nossa sociedade precisa lidar”, afirmou.
No evento, também estiveram presentes a deputada Laura Carneiro, mais de 100 mulheres envolvidas com o órgão, além de lideranças das empresas associadas ao Rio Ônibus e rodoviários, que serão os responsáveis pela multiplicação do projeto durante o restante do ano.
Imagens: Divulgação Rio Ônibus
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.