Transporte da Cidade Administrativa contará com novos ônibus do tipo “Super Padron” adquiridos pela Auto Omnibus Floramar

A Cidade Administrativa, áerea pública com vários órgãos do Governo Estadual de Minas Gerais, está renovando a frota responsável pelo transporte interno de funcionários e visitantes.
Image

O Grupo Omnibus, uma das principais operadoras do sistema de transporte público de Belo Horizonte, em Minas Gerais, está recebendo três unidades do modelo Torino, com motor traseiro, fabricado pela Marcopolo. Esses novos ônibus serão integrados ao sistema de transporte da Cidade Administrativa de Minas Gerais, através da empresa Floramar, trazendo mais eficiência e conforto aos funcionários e visitante do escritório público do Governo do Estado.

A empresa irá receber 16 novos ônibus para atuar nesses serviços, sendo 6 “Super Padron”, que são ônibus urbanos com motor traseiro e 10 “Low Entry”, que são os veículos com piso baixo, mas até o momento somente três unidades do “Super Padron” foram entregues.

O chassis utilizado nas unidades já entregues é o O-500M 1928/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que utiliza o motor OM 926 LA de 7,2 litros. O chassis possui capacidade de entregar 286 cv de potência (210 kW) a 2.200 rpm e 1.100 Nm de torque (112 mkgf) entre 1200 e 1600 rpm, e ainda atender as normas de emissão na redução de poluentes exigidas pelas normas Provonve P-8/Euro 6, em vigor no Brasil desde o início do ano de 2023.

Eles possuem capacidade para transportar até 43 passageiros sentados, em poltronas acochoadas, além do assento escamoteável na área reservada para deficientes visuais acompanhado de cão guia ou fixação de cadeira de rodas, e não possui assento para cobrador.

A empresa optou por adotar nesses véiculos a iluminação externa Full Led, com um projetor de LED acoplado no farol dianteiro, substituindo a iluminação alógena tradicional que vem de série no modelo da Marcopolo.

O sistema de itinerário eletrônico da empresa também é de LED, contantando com cinco paineis na cor âmbar, sendo o principal de um auxiliar na dianteira, um auxiliar em cada lateral e um na parte traseira do veículo.

Com duas portas e sem catraca, o embarque e desembarque pode ser realizado por qualquer uma das portas, sendo duas, uma localizada na dianteira e outra no entre-eixos do veículo, onde está localizado a plataforma elevatória do tipo escada, utilizada para embarque e desembarque de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Imagens: Rafael Wan Der Maas

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.