A União Transporte Interestadual de Luxo – UTIL/Guanabara, empresa do Grupo Guanabara, com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, está recebendo um lote de 10 novos ônibus do modelo Paradiso G8 1800 DD, produzidos pela Marcopolo na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, RS.
As unidades contam com configuração mista, capacidade para 56 passageiros, sendo 44 poltronas semileito no piso superior e 12 leito no piso inferior. Esses veículos chegam para atender a demanda de renovação de frota, substituindo os veículos mais antigos da frota que estão sendo vendidos pela empresa, por novas unidades zero quilômetro.



Todas as unidades estão montadas sobre o chassi O-500 RSD 2438/30 6×2 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que utiliza o motor OM 460 LA, capaz de gerar uma potência máxima de 381 cv (280 kW) a 1.600 rpm e torque de 1.900 Nm (193,8 mkgf) a 1.100 rpm. Além disso, o chassis é equipado de série com o câmbio automatizado de 12 velocidades, o ZF-Traxon AMT 12TX BD, com acionamento na coluna de direção.
Os novos ônibus, assim como é padrão na empresa, conta com poltronas revestidas em couro ecológico, piso amadeirado, geladeiras nos dois pisos, sistema de ar-condicionado com saídas individuais e direcionais, e luzes de leitura, sanitário e cortina de separação entre poltronas no piso inferior. Além de contar com o Dispisitivo de Poltrona Móvel – DPM, para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros com deficiência física ou mobilidade reduzida.








Guanabara investe em segurança embarcada nos novos ônibus
Além do conforto, a empresa também está investindo na implementação de sistema de segurança embarcada nos novos veículos. Todas as unidades registradas contam com sistema de iluminação Full LED do G8, garantindo maior visibilidade para o motorista que está operando o veículo e para os demais condutores que circulam pela via, além de contar com tecnologias de direção semiautônomas, capazes de evitar acidentes por meio da frenagem de emergência. Essas tecnologias, integradas ao chassi Mercedes-Benz, são comandadas pelo sensor ADAS, localizado na dianteira do veículo, em conjunto com um sistema de câmeras e sensores instalados no para-brisa.
Rio Lagos Transportes recebe mais uma unidade do Caio Apache VIP V
Viação Sampaio renova frota com dois modernos ônibus Comil Invictus 1200
O sensor também pode ser utilizado como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), permitindo que o motorista programe uma velocidade máxima e a distância do veículo à frente, reduzindo sua carga de trabalho, especialmente no trânsito de grandes cidades e durante longos deslocamentos.
As unidades registradas também estão equipadas com sensores nas laterais, que indicarão ao motorista quando tiver algum veículo ou pessoa na área de ponto cego do veículo, afim de evitar acidentes durante a troca de faixas e curvas.
Imagens: Paulo Henrique Pereira Borges / Matheus Neto
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.