A Luminator, multinacional especializada em soluções tecnológicas para transporte coletivo, acaba de marcar um importante avanço no setor com o lançamento do sistema de monitoramento CCTV INFORM LUMINATOR, já em fase de implementação em operadoras de transporte nos estados de São Paulo e Goiás. Com foco em segurança, inteligência e eficiência operacional, a novidade já tem data para cruzar fronteiras: a exportação para países da América Latina começará em 2026.
Composto por gravadores MDVR de até 16 canais, câmeras internas e externas com resolução 4K, monitores e sistemas adicionais como ADAS (assistência ao condutor) e DMS (detecção de fadiga e distração), o conjunto é capaz de gerar até oito vistas simultâneas, gravar eventos anteriores ao acionamento de alarmes, além de permitir acesso remoto via celular. A estrutura foi projetada para ser de fácil instalação, com sistema “plug and play” e replicação de configurações entre veículos.

“O sistema de monitoramento da Luminator Brasil trouxe para o setor uma grande evolução pela tecnologia oferecida e facilidade de utilização”, afirma Rafael Rossi, gerente comercial da empresa. Ele destaca que o foco de 2025 é consolidar a solução no mercado nacional, evidenciando seus benefícios para operadores de transporte coletivo urbano e ferroviário.

Entre os diferenciais, o software de gerenciamento se destaca por permitir download remoto de imagens via Wi-Fi ou 4G, além de interação intuitiva com funcionalidades que facilitam a gestão operacional e a segurança dos usuários. O produto também oferece suporte para contagem de passageiros, antena GPS, conectividade 5G e armazenamento via HD, SSD ou cartão SD com sistema antiviolação.

Presente em Caxias do Sul, a Luminator Brasil integra o Luminator Technology Group — referência mundial em sistemas de informação ao passageiro e soluções de segurança. A empresa atende fabricantes de ônibus e operadores de transporte público em diversos países latino-americanos, reforçando sua atuação com tecnologias de ponta desenvolvidas localmente.
Imagens: Divulgação Luminator
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













