A Viação Sorriso de Minas deu mais um passo rumo ao futuro da mobilidade urbana sustentável. A empresa iniciou, em Uberlândia (MG), os testes com o BYD D9W, um ônibus 100% elétrico, silencioso e com zero emissão de poluentes, voltado ao transporte público urbano. A iniciativa reforça o compromisso da operadora com a modernização da frota e a transição para uma matriz energética limpa.
Com 12,98 metros de comprimento, piso baixo e autonomia de até 250 km, o modelo D9W já opera com sucesso em Curitiba (PR), onde a Sorriso também utiliza veículos BYD. Agora, em Uberlândia, o coletivo será submetido a 30 dias de testes em condições reais de operação, incluindo rotas de alta demanda.
O veículo tem capacidade para até 80 passageiros, carroceria Padron Caio com quatro portas (2 do lado direito e 2 do lado esquerdo), e traz diferenciais importantes como o conceito Low Entry, que elimina degraus e facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida. O ônibus também conta com suspensão pneumática ajustável, além de freios regenerativos, que reaproveitam a energia das frenagens para recarga da bateria — aumentando a eficiência energética do sistema.
Segundo Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, “a Viação Sorriso aposta nos diferenciais do BYD D9W para uma cidade em crescimento, com uma frota mais moderna e sustentável. Todos ganham em qualidade e a BYD mostra na prática que tem escala para apoiar os centros urbanos na transição para um transporte mais limpo.”
Uma solução de impacto ambiental positivo
Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Com vida útil de até 15 anos, o modelo supera os tradicionais veículos a diesel, que operam por cerca de 10 anos. Até hoje, a BYD já entregou mais de 350 ônibus elétricos no Brasil.
Liderança e produção nacional
Desde 2014, a BYD lidera a revolução do transporte elétrico no país, com fábricas em Campinas (SP), onde são montados os chassis, e Manaus (AM), especializada na produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. A empresa detém 56% de participação no segmento de ônibus elétricos, segundo a Fenabrave, e viu o mercado crescer 923% apenas no primeiro bimestre de 2025.
Além disso, a fabricante iniciou em 2024 a construção do maior complexo fabril da BYD fora da Ásia, localizado em Camaçari (BA). A companhia também é responsável pelo monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail) e lidera o mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil, com destaque para sua atuação no segmento de transporte coletivo.
Com essa iniciativa pioneira em Uberlândia, a Viação Sorriso de Minas e a BYD consolidam sua parceria em prol de uma mobilidade mais limpa, eficiente e inclusiva, contribuindo para um futuro com menos poluição e mais qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Imagem: Divulgação
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













