VMG reforça frota com 10 novos ônibus; todos com chassi Iveco e 3 sendo os primeiros com suspensão “Full Air” em Minas Gerais

Segunda maior cliente Iveco na América Latina recebe lote em que as unidades 2501, 2502 e 2503 estreiam a suspensão pneumática no país; empresa também adota ar-condicionado Spheros pela primeira vez ...
VMG

A VMG – Viação Minas Gerais, referência no setor de fretamento corporativo e sediada em Contagem (MG), acaba de ampliar sua frota com 11 novos ônibus Comil Versatile 3.25 sobre chassis Iveco 17.280 4×2 Euro 6. Um detalhe que merece destaque é que 10 das 11 unidades são zero quilômetro e três delas, identificadas como carros 2501, 2502 e 2503, chegam equipadas com suspensão pneumática Full Air, sendo as primeiras unidades Iveco com esse sistema vendidas em Minas Gerais.

Das dez unidades zero quilômetro, oito já foram entregues à empresa, enquanto as demais estão em fase final de encarroçamento na fábrica da Comil. A adoção da suspensão Full Air substitui as tradicionais molas metálicas por bolsas de ar, batentes auxiliares e válvulas niveladoras, proporcionando maior conforto aos passageiros e melhor dirigibilidade aos motoristas, além de reduzir vibrações e ruídos típicos das estradas brasileiras.

Com forte presença no transporte de fretamento, a VMG tem investido de forma contínua na modernização de sua frota e hoje figura como a segunda maior compradora de chassis Iveco na América Latina. A proximidade com a unidade industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) estreita ainda mais essa relação, já que a própria VMG é responsável pelo transporte dos colaboradores da fabricante.

A escolha do modelo 17-280 Euro 6 se baseia em seus atributos técnicos de robustez, desempenho e economia, especialmente em operações com alta exigência como as urbanas. Além de estar em conformidade com a norma ambiental Proconve P-8 e dispensa o uso de EGR, utilizando um sistema de pós-tratamento mais simples e eficiente.

O modelo utiliza o motor FPT/NEF 6 HiSCR, um 6 cilindros em linha e 6,7 litros, com turbo-intercooler e injeção direta eletrônica, potência máxima de 280 cv (207 kW) a 2.500 rpm e torque máximo de 950 Nm, entregues entre 1.250 rpm e 1.970 rpm. O modelo utiliza o câmbio ZF 6S 1010 BO, com 6 marchas à frente e 1 à ré.

Os novos ônibus foram configurados para oferecer uma experiência diferenciada aos usuários, com 48 poltronas executivas reclináveis com cintos de segurança, tomadas USB individuais, porta-pacotes e bagageiros amplos, janelas corrediças com cortinas e cabine totalmente isolada para o motorista.

Outro destaque é a adoção do sistema de ar-condicionado Spheros com dutos individuais, novidade para a VMG que historicamente utilizava equipamentos ARCO. Os veículos contam ainda com itinerário eletrônico em LED branco e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), garantindo acessibilidade a passageiros com mobilidade reduzida.

As novas unidades serão destinadas prioritariamente aos serviços de fretamento atendidos pela filial da VMG em Araxá (MG), reforçando a capacidade operacional da empresa junto a clientes corporativos e industriais da região. Com a chegada do novo lote – especialmente das unidades pioneiras com suspensão Full Air e da adoção inédita do ar-condicionado Spheros – a VMG reafirma seu compromisso com inovação, sustentabilidade, conforto e inclusão, mantendo-se entre as empresas de fretamento mais modernas do Brasil.

Imagens: Henrique Simões

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.