A Motiva, nova identidade da plataforma de trilhos do Grupo CCR responsável pela operação das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda em São Paulo, anunciou uma iniciativa inédita no setor metroferroviário da capital: um curso gratuito de formação de condutores de trem, em parceria com o SENAI-SP. A ação une qualificação profissional, inclusão social e geração de empregos locais.
O curso será realizado na unidade SENAI Vila Leopoldina, na zona oeste da capital, com aulas noturnas e duração de três meses. Estão previstas duas turmas de 40 alunos, totalizando 80 formandos em 2024. Um dos grandes diferenciais do projeto é que os participantes aprovados poderão ser contratados pela Motiva, de acordo com a disponibilidade de vagas ao longo dos seis meses após a conclusão da formação.
As inscrições vão de 22 de julho a 1º de agosto, por meio da plataforma Gupy (Página da Vaga | MOTIVA | FORMAÇÃO OPERADOR DE TREM). Serão priorizados candidatos moradores das cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo, Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes — áreas diretamente atendidas pelas linhas operadas pela concessionária.
“Essa é uma iniciativa que une educação, empregabilidade com impacto social local e incentivo à mobilidade urbana, fundamentais para geração de cidades sustentáveis com qualidade de vida”, destaca Gabriella Attademo, diretora de Pessoas da Motiva.
Curso é porta de entrada para carreira com estabilidade e benefícios
Voltado a pessoas com ensino médio completo, idade mínima de 24 anos e disponibilidade para atuar em regime de turnos, inclusive aos finais de semana, o curso oferece capacitação técnica com ênfase em segurança, atendimento ao cliente e simulações práticas.
Os futuros condutores contratados atuarão em regime CLT, com pacote de benefícios completo, incluindo:
- Assistência médica e odontológica sem mensalidade (extensiva a filhos e cônjuge)
- Vale-refeição ou alimentação
- Vale-transporte
- Previdência privada
- Participação nos lucros e resultados (PLR)
- Licença-maternidade de 180 dias e paternidade de 20 dias
- Auxílio-creche
- Acesso ao programa Wellhub (Gympass)
“A educação profissional impulsiona a indústria e transforma vidas. Contribuir com a formação de condutores de trem é colaborar diretamente para o desenvolvimento urbano e para a empregabilidade local”, ressalta Cassia Cruz, gerente de educação do SENAI-SP.
Sobre a Motiva
Com mais de 2,7 milhões de passageiros transportados por dia e um time de cerca de 7 mil colaboradores diretos, a Motiva é a maior operadora privada de trilhos da América Latina e a sétima maior do mundo. Atua em São Paulo por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, operando as principais linhas da malha metropolitana, além do VLT Carioca no Rio de Janeiro e do metrô de Salvador na Bahia.
A plataforma reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a educação profissional, desenvolvimento das comunidades locais e com uma mobilidade urbana mais eficiente, inclusiva e sustentável.
Imagem: Divulgação Motiva
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.












