Goiânia (GO) entra para a história do transporte coletivo ao se tornar a primeira cidade do mundo a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. A conquista é fruto de uma parceria com a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP especializado em projetos de mobilidade urbana, e a Volvo, fabricante dos modelos articulados e biarticulados BZRT.
Ao todo, serão 21 veículos — 16 articulados com capacidade para 180 passageiros e 5 biarticulados para até 250 pessoas — que irão circular no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR), esses são os primeiros chassis articulados e biarticulados elétricos fabricados pela marca no mundo, com zero emissões de CO₂ e baixíssimo nível de ruído.

De acordo com Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, os novos veículos serão entregues ainda em 2025 e, com 28 metros de comprimento, os biarticulados se tornarão “os maiores ônibus elétricos do mundo em operação diária”.
O investimento inclui avanços em segurança, como câmeras para aumentar a visibilidade do motorista, sensores nos pontos cegos, leitura de placas de trânsito e o sistema Volvo Dynamic Steering, que aumenta a precisão na condução. A tecnologia “Zonas de Segurança” também estará disponível, permitindo reduzir automaticamente a velocidade em áreas críticas.
Os ônibus serão integrados ao BRT Norte-Sul e ao BRT Leste-Oeste, sistemas que, juntos, atenderão 268 linhas e beneficiarão cerca de 17 milhões de passageiros por mês quando concluídos. As estações terão acessibilidade, ar-condicionado e integração tarifária em toda a rede.

Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, o projeto marca um avanço na mobilidade sustentável brasileira. “Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança”, afirmou.
Com o Volvo BZRT elétrico, Goiânia se coloca na vanguarda global do transporte público, alinhando inovação tecnológica, sustentabilidade e qualidade de vida para os passageiros.
Imagens: Divulgação Volvo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













