O Grupo LATAM Airlines anunciou nesta segunda-feira (22) um acordo estratégico com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2 de corredor único. O pedido contempla 24 entregas firmes e 50 opções de compra, em um investimento avaliado em cerca de US$ 2,1 bilhões (preço de tabela).
As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026, inicialmente para a LATAM Airlines Brasil, com possibilidade de expansão para outras afiliadas do grupo. A introdução da nova frota deve ampliar a flexibilidade nos hubs da companhia e abrir até 35 novos destinos na América do Sul, além dos 160 já atendidos.
Segundo o grupo, a decisão está alinhada à sua Política Financeira, mantendo métricas de liquidez e alavancagem, sem necessidade de alterações.
Conectividade e eficiência
O CEO do grupo LATAM, Roberto Alvo, destacou que a escolha pelo E195-E2 se baseia na eficiência operacional e na versatilidade da aeronave:
“A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros e impulsionando o desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Já o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, ressaltou o impacto da parceria para o futuro da aviação regional:
“O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente orgulhosos dessa escolha”, disse.
Tecnologia e conforto
O Embraer E195-E2 traz avanços como redução de até 30% no consumo de combustível por assento, motores Pratt & Whitney GTF, aerodinâmica otimizada e sistema fly-by-wire de última geração. O modelo conta ainda com configuração 2-2, que elimina o assento do meio, garantindo mais conforto aos passageiros.
Atualmente, a frota do grupo LATAM é composta por 362 aeronaves, sendo 283 Airbus narrow-bodies, 3 Airbus wide-bodies em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing. Desde 2021, a companhia ampliou sua malha de 129 para 160 destinos, consolidando-se como uma das maiores operadoras da região.
Imagem: Divulgação/Embraer – Donatas Dabravolskas/Shutterstock
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.














