Operação “Detro pelo Estado” reforça fiscalização em Cabo Frio (RJ) e aplica 17 multas

Mais de 80 ônibus e vans intermunicipais foram vistoriados na Região dos Lagos; ação terá edições mensais em diferentes municípios do Rio.
Image

Na manhã desta terça-feira (23), o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) levou a segunda edição da operação “Detro pelo Estado” a Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação, voltada ao reforço da fiscalização do transporte intermunicipal em áreas de grande movimentação turística, resultou em mais de 80 veículos abordados e 17 multas aplicadas, incluindo autuações por transporte ilegal remunerado, a chamada prática de “lotada”.

As equipes atuaram em pontos estratégicos como o Terminal Rodoviário Alex Novelino, o Largo de Santo Antônio, a Praça São Cristóvão, a Rua 25 de Dezembro, a Rotatória de São Cristóvão (RJ-102) e trechos das Avenidas Wilson Mendes e Henrique Terra. Também houve vistorias em garagens de empresas da região, como 1001, Rápido Macaense, Salineiras e Montes Brancos, que acumulam reclamações de usuários.

Nos coletivos intermunicipais, as principais irregularidades foram o descumprimento do quadro de horários e o mau estado de conservação, resultando em nove autos de infração. Já entre as vans, o problema mais comum foi o descumprimento de normas administrativas do Detro-RJ, seguido por falhas na iluminação veicular, totalizando seis multas. Dois veículos particulares também foram flagrados realizando transporte remunerado ilegal.

A integração entre diferentes frentes do órgão é essencial para alcançar resultados efetivos e garantir a presença do poder público em todo o estado. Atuamos de forma coordenada, unindo agentes em campo, monitoramento remoto, vistoria em garagens e o suporte de policiais adidos”, destacou Danilo Menezes, diretor Técnico-operacional do Detro-RJ.

A primeira edição da operação ocorreu em agosto, em Macaé, com 81 veículos fiscalizados e 20 autuações. Segundo o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, a ação terá caráter recorrente:

Nosso objetivo é manter esse reforço de fiscalização de maneira constante. A operação será mensal, alcançando diferentes municípios com base em reclamações de passageiros, histórico de infrações e dados de inteligência do nosso Centro de Tecnologia de Fiscalização e Monitoramento (CTFM)”.

Para contribuir com a fiscalização, a população pode registrar queixas, denúncias ou sugestões pela Ouvidoria do Detro-RJ, por meio do portal OuvERJ (www.rj.gov.br/ouverj), pelo WhatsApp (21) 99347-0582 ou pelo telefone (21) 3883-4100. A participação da sociedade é essencial para garantir o aprimoramento do transporte intermunicipal no estado.

Imagens: Divulgação/Detro-RJ

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe
Avatar de Luís Guilherme Campos Correa