A Sancetur, empresa de transporte coletivo urbano sediada em Paulínia (SP) e conhecida comercialmente como SOU Transportes, iniciou oficialmente neste sábado (04) suas operações na cidade do Rio de Janeiro. A companhia passa a administrar 28 linhas municipais que até então estavam sob responsabilidade da Transportes Barra, marcando uma nova fase para o sistema de mobilidade urbana da capital fluminense.
O início da operação acontece em linhas importantes da zona oeste, como:
- 383 Realengo x Praça da República
- 746 Bairro Jabour x Cascadura
- 753 Santa Cruz x Coelho Neto
- 754 Santa Cruz x Deodoro
- 756 Santa Cruz x Coelho Neto
- 757 Sepetiba x Coelho Neto
Além da operação nas linhas, o acordo firmado com o Grupo Redentor, que detinha a Transportes Barra, incluiu a cessão da Garagem 2, em Magalhães Bastos, e parte da frota que seguirá provisoriamente em circulação até ser substituída pelos novos veículos da Sancetur.
Novos ônibus já em operação
Caio Apache Vip V Euro 6
Os primeiros ônibus incorporados pela empresa no Rio de Janeiro são do modelo Caio Apache Vip V, encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 6, que atendem à norma Proconve P-8/Euro 6. Essa tecnologia garante a redução de emissão de poluentes e maior eficiência ambiental. Os veículos contam com motor OM 924 LA, de 208 cv e torque de 780 Nm, oferecendo robustez e desempenho ideal para enfrentar as exigências do transporte urbano nas movimentadas vias cariocas.
Cada unidade possui capacidade para 41 passageiros sentados em poltronas estofadas do tipo “city” e mais 40 em pé. O projeto contempla ainda a inclusão de elevadores semiautomáticos para Pessoas com Deficiência (PcD), instalados na porta central exclusiva, garantindo mais acessibilidade e praticidade no embarque e desembarque.

O conforto também foi prioridade no novo lote de veículos. Eles estão equipados com sistema de ar-condicionado, tomadas USB laterais, campainhas sem fio e janelas deslizantes de duas folhas, que proporcionam uma viagem mais moderna e funcional. Os ônibus também contam com letreiros eletrônicos na cor branca da Luminator, que ampliam a visibilidade das rotas, além de catracas eletromecânicas, que otimizam a operação.
Caio F2400 Euro 6
Além dos Apache Vip V, a Sancetur também incorporou unidades do micro-ônibus Caio F2400, encarroçados sobre o chassi Mercedes-Benz LO-916 BlueTec 6, igualmente em conformidade com a norma Proconve P-8/Euro 6, que assegura maior eficiência energética e menor impacto ambiental.

O modelo é equipado com motor OM 924 LA, de 163 cv e torque de 610 Nm, ideal para enfrentar os desafios operacionais da zona oeste carioca.
Voltado ao conforto e à segurança, o F2400 conta com sistema de ar-condicionado Spheros, tomadas USB individuais, campainhas wireless e piso antiderrapante em taraflex. Também dispõe de janelas de correr, saídas de emergência estrategicamente posicionadas e itinerários eletrônicos na cor branca da Luminator.

Com foco na inclusão, os veículos oferecem elevador para pessoas com mobilidade reduzida, botões de parada em braile, balaústres táteis e assentos reservados. Há ainda espaço destinado a cadeirantes e a passageiros com deficiência visual acompanhados por cão-guia, reforçando o compromisso da empresa com a acessibilidade.
Reorganização no transporte
A negociação que possibilitou a entrada da Sancetur no mercado carioca, entretanto, não contemplou as linhas 799, 801, 803 e 878 (esta última pertencente ao Consórcio Transcarioca), que permanecem fora do escopo da transição.
Com a chegada da Sou Rio de Janeiro, a Sancetur amplia sua atuação além do interior e litoral paulista e da capital do Tocantins, onde já opera. O Grupo Redentor, por sua vez, voltará a concentrar seus esforços operacionais na região de Jacarepaguá.
Linhas assumidas pela Sancetur no Rio de Janeiro
Entre as principais linhas que passaram da Transportes Barra para a nova administração estão:
- 364 Jardim Bangu x Tiradentes
- 365 Mendanha x Tiradentes
- 379 Catiri x Tiradentes
- 389 Vila Aliança x Candelária
- 394 Vila Kennedy x Tiradentes
- 395 Coqueiros x Tiradentes
- 731 Campo Grande x Marechal Hermes
- 737 Santíssimo x Cascadura
- 739 Bangu x Sulacap
- 741 Sulacap x Bangu
- 744 Realengo x Cascadura
- 745 Cascadura x Bangu
- 764 Catiri x Terminal Deodoro
- 765 Mendanha x Terminal Deodoro
- 784 Marechal Hermes x Vila Kennedy
- 790 Cascadura x Campo Grande
- 791 Padre Miguel x Terminal Deodoro
- 794 Cascadura x Bangu
- 811 Bangu x Presídio
- 812 Bangu x Carobinha (via Presídio)
- 926 Senador Camará x Penha (via Rocha Miranda)
- 936 Fundão x Campo Grande
Com essa mudança, a expectativa é de melhorias na regularidade das viagens, na modernização da frota e na qualidade do serviço prestado, oferecendo aos passageiros cariocas um transporte mais eficiente, acessível e sustentável.
Imagens: João Antunes / Jonathan Trevisan
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













