Mais limpo, silencioso e confortável: assim vem sendo avaliado o ônibus 100% elétrico colocado em operação pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), no trajeto entre a Praça da Sé e o Largo do Campo Grande. A linha, que funciona em caráter experimental até o fim de novembro, integra as ações municipais voltadas à mobilidade sustentável no Centro Histórico.
Moradora do Engenho Velho de Brotas e usuária frequente da Praça da Sé, a copeira Gildete Conceição, 56 anos, aprovou a novidade.
“Tive a oportunidade de pegar esse ônibus novo e adorei. É mais confortável, mais seguro, limpo e rápido”, afirmou.
O veículo utilizado é o Azure 9, modelo elétrico de nove metros produzido pela TEVX Higer. Ele conta com ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB distribuídas nos bancos e balaústres, oferecendo mais comodidade aos passageiros.
Para o professor Rafael Santos, 30 anos, a estabilidade operacional é um dos maiores diferenciais.
“Gosto de ler no ônibus, mas nos modelos convencionais isso é difícil porque balança muito. O elétrico é bem estável e consigo adiantar atividades da escola no caminho”, disse.
Mais acessibilidade e conforto no embarque
O ônibus possui piso baixo e sistema de ajoelhamento, permitindo que o veículo incline na direção da porta para facilitar o embarque e o desembarque — especialmente de pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou pais com carrinhos de bebê.
A aposentada Ana Maria Lima, 71 anos, destacou a importância da tecnologia:
“Nos ônibus tradicionais, os degraus são altos e dificultam para quem tem mais idade. Nesse modelo novo, isso praticamente desaparece.”
Linha reforça turismo e ações de valorização do Centro Histórico
A escolha do trajeto pela Semob considerou o intenso fluxo de moradores, turistas e trabalhadores em uma região que concentra comércio, serviços, equipamentos culturais, religiosos e históricos.
Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a iniciativa está alinhada às políticas de sustentabilidade da capital:
“Salvador está entre as 11 cidades do mundo que reduziram em mais de 30% as emissões de gases de efeito estufa. Essa linha reforça nosso compromisso de melhorar o serviço na região central e colaborar para a preservação do meio ambiente.”
A fase de testes coincide com o início da temporada de cruzeiros e as festas de fim de ano, contribuindo também para a mobilidade turística. Após avaliação de desempenho, a linha poderá se tornar permanente.
Horários, tarifa e itinerário da operação experimental
A linha elétrica funciona:
Dias úteis: 7h às 20h Sábados: 7h às 13h Domingos: não opera
A tarifa é a mesma do sistema convencional (R$ 5,60) e o pagamento é exclusivamente via bilhete eletrônico.
Durante a fase de testes, a linha E012 (Praça da Sé/Campo Grande) opera com ponto final temporário na Rua das Vassouras. O percurso segue pela Praça da Sé, Rua da Ajuda, Rua Carlos Gomes e Largo do Campo Grande, retornando pela Avenida Sete de Setembro e Rua Chile.
Projeto estadual amplia uso de ônibus elétricos na Bahia
A ação integra o programa do Fórum Baiano dos Secretários de Mobilidade, que permite que várias cidades testem ônibus elétricos em diferentes condições de relevo e operação. Além de Salvador, também participam Jequié, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Camaçari e Feira de Santana.
Parte da estratégia de sustentabilidade urbana da capital
A operação experimental reforça o compromisso da Prefeitura com a transição energética, a redução das emissões de poluentes e a oferta de serviços mais eficientes e acessíveis. A iniciativa integra o Plano de Governo municipal, que prevê novas linhas circulares no Centro Histórico e no Comércio, todas operadas com ônibus elétricos.
Além da mobilidade, a gestão municipal vem executando uma série de ações de valorização da região histórica, incluindo a requalificação do Elevador Lacerda, do Plano Inclinado Gonçalves, da Praça Maria Felipa, da Cidade da Música e outros importantes equipamentos culturais.
Imagem: Divulgação













