A Marcopolo deu início ao programa nacional de apresentação dos novos Viaggio 900 e Viaggio 1050 Geração 8 com motor dianteiro, reforçando a estratégia da fabricante de ampliar a oferta de veículos rodoviários para os mercados de fretamento, linhas regulares de curta e média distância e turismo.
Os novos modelos chegam para complementar a gama da Geração 8 da Marcopolo já composta por Ideale 800, Viaggio 800, Viaggio G8 1050 (motor traseiro), além dos rodoviários de maior porte da marca — Paradiso 1050, 1200, 1350, 1600 LD e 1800 DD.
Viaggio G8 900: eficiência, design e nova experiência ao operador
Recém-lançado, o Marcopolo Viaggio G8 900 foi projetado para operações de fretamento e transporte regular. Com 12,7 a 13,6 metros de comprimento e capacidade para 48 passageiros, o modelo utiliza chassis Euro 6 com motor dianteiro, oferecendo opções de poltronas Executiva ou Semi-Leito, tomadas USB, acessibilidade com elevador, vidros colados com ventarola e porta pantográfica.

A carroceria adota todas as evoluções da Geração 8 da Marcopolo, apresentando linhas mais limpas, maior coeficiência aerodinâmica, menor consumo e emissões, além de maior conforto térmico-acústico. A construção utiliza materiais mais leves e sustentáveis, como tampa frontal em DCPD, defletores e portinholas em alumínio e painel interno em poliuretano revestido de vinil.

No design externo, o Marcopolo Viaggio 900 mantém a identidade da G8, com tiara em ABS, conjunto ótico com lâmpadas halógenas (e opcionais em LED), faróis de neblina redondos, novo para-brisa e retrovisores exclusivos. Na traseira, o conjunto segue a assinatura visual G8, com lanternas de maior luminosidade e novos vigias.
Cabine renovada e tecnologia embarcada
O modelo ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e com melhor campo de visão, além de novo cluster com acesso facilitado aos comandos. O sistema de desembaçamento teve eficiência ampliada em 33%.
A eletrônica embarcada usa o sistema Multiplex Lohr Amsys 4.3″, que permite operação por touchscreen e teclas físicas, diagnóstico via Bluetooth e teclas emborrachadas mais resistentes. Há ainda teclado auxiliar abaixo do cluster para motoristas que preferem comandos tradicionais.

O veículo possui ainda parede de separação total revestida em vinil, com porta de dobradiça (ou porta de correr opcional). O acionamento interno é do tipo trole, mais resistente e durável.
Conforto no salão de passageiros
O Viaggio G8 900 recebeu:
- novo sistema de ar-condicionado 115, mais eficiente e rápido para atingir o conforto térmico;
- novos porta-pacotes com sistema de fixação aprimorado, eliminando vibrações e ruídos;
- porta-focos exclusivo com controle de volume integrado;
- iluminação interna indireta mais uniforme;
- luzes de leitura individuais em LED e saídas de ventilação direcionáveis.
Segurança aprimorada e manutenção facilitada
A estrutura utiliza o conceito de anéis passantes de segurança nas colunas, que aumentam a resistência a impactos e capotamentos, seguindo o padrão estrutural R66.02 VCA.
Como opcional, o modelo pode receber o sistema de segurança passiva FIA, com coluna B tripla, capaz de reduzir em 78% a deformação da cabine do motorista em impactos frontais. Em testes realizados a 40 km/h, a solução demonstrou absorção controlada de energia, elevando significativamente a proteção ao condutor.

A engenharia também reposicionou e otimou as centrais elétricas, que agora ficam no bagageiro e no porta-pacotes dianteiro, facilitando o acesso e acelerando processos de manutenção.
Marcopolo: inovação e presença global
Com 76 anos de história, a Marcopolo segue como referência mundial em carrocerias de ônibus e aposta continuamente em design, tecnologia, sustentabilidade e novos modais. Com fábricas nos cinco continentes, seus veículos circulam em mais de 140 países, reforçando o compromisso da empresa com o futuro da mobilidade.
Imagens: Divulgação Marcopolo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.












