Líder nacional na produção de ônibus urbanos em 2025, a Caio reafirma sua força no mercado fluminense ao se consolidar como a principal escolha das empresas de transporte coletivo do Estado do Rio de Janeiro para a renovação de frotas. Apenas em 2025, cerca de 1.140 ônibus da marca foram vendidos para o estado, evidenciando a ampla aceitação dos produtos Caio entre as operadoras.

Na capital, aproximadamente 550 unidades já foram entregues, abrangendo ônibus convencionais, micro-ônibus e articulados. O destaque nas ruas cariocas é o Apache VIP, em suas diferentes gerações, hoje o modelo mais representativo da frota urbana local. Também ganham relevância os micro-ônibus Foz F2400, voltados ao transporte urbano leve, e o Mondego L, de maior capacidade, que contribuem diariamente para a mobilidade de milhares de passageiros.
Presença estratégica da Caio no BRT do Rio
A atuação da Caio na cidade do Rio de Janeiro se estende ao sistema BRT, operado pela Mobi-Rio, empresa pública vinculada à Prefeitura. A frota da Mobi-Rio conta com unidades Millennium V nas versões padron e articulada, assegurando maior conforto e eficiência nos quatro corredores em operação. Além disso, o Apache VIP V integra o corredor Transbrasil, na linha que liga o Terminal Gentileza ao Aeroporto Internacional do Galeão.

Domínio nas frotas municipais
Das 29 empresas que operam o sistema municipal de ônibus da capital fluminense, apenas quatro não possuem veículos com carrocerias Caio. O domínio da fabricante paulista é ainda mais evidente em operadoras como Viação Novacap, Rodoviária A. Matias e Transurb, cujas frotas são 100% compostas por modelos Caio.

Outro indicador relevante é o volume de aquisições de veículos novos em 2025: 16 empresas da cidade adquiriram ônibus 0 km, sendo que 12 optaram por produtos Caio, reforçando a liderança da marca no processo de renovação da frota carioca.

A empresa Sancetur – Sou Rio de Janeiro, que possui frota composta em sua maioria por produtos Caio, recebeu 100 unidades 0 km do Apache VIP V para integrar à frota da empresa na cidade maravilhosa. Além deles, mais de 100 ônibus e micro-ônibus Caio foram incorporados à frota desta que a empresa mais nova do sistema de transporte público da capital fluminense.
Em dezembro, a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária recebeu oito unidades do modelo eMillennium, produzidas pela Caio, em uma iniciativa voltada à modernização e à sustentabilidade das operações no Aeroporto Santos Dumont.



Desenvolvidos para atender às necessidades operacionais da Infraero, os ônibus foram produzidos pela Caio em parceria com importantes marcas do setor automotivo. Os chassis são fornecidos pela Mercedes-Benz (MBB) e Scania, o sistema de eletrificação é da Eletra, enquanto as baterias e motores elétricos são da WEG, reforçando a integração tecnológica do projeto.
O lote entregue é composto por ônibus do tipo padron, com piso baixo, comprimentos que variam entre 12 e 15 metros e capacidade total para 62 a 83 passageiros, atendendo às exigências do transporte aeroportuário de alta rotatividade.
Estrutura industrial e capacidade produtiva
Com sede administrativa em São Paulo, a Caio possui parque fabril em Botucatu (SP), com área total de 470.227 m² e 87.612 m² de área construída, além de filial em Barra Bonita (SP), com 72.000 m² de área total e 16.208 m² construídos. A empresa emprega cerca de 3.000 colaboradores diretos e tem capacidade de produção de até 40 carrocerias por dia em Botucatu e 10 por dia em Barra Bonita.
Atuação global
Além de atender todo o território nacional, a Caio exporta para diversos mercados internacionais, incluindo África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti e Trinidad e Tobago, estando atualmente presente em mais de 30 países.
Uma história de mais de oito décadas
Fundada em 1945, na cidade de São Paulo, a Caio — então Companhia Americana Industrial de Ônibus — iniciou suas atividades em janeiro de 1946 com a produção da primeira carroceria da marca, a Jardineira. A transferência da fábrica para Botucatu ocorreu em 1980, com inauguração oficial em 1982.
Em 2001, um novo grupo assumiu o parque fabril e os direitos da marca por meio da Induscar, que em 2009 passou a deter definitivamente a Caio, dando origem à Caio Induscar. Sob a atual gestão, entre 2001 e 2023, foram produzidas cerca de 180 mil carrocerias, majoritariamente para o segmento urbano, consolidando a empresa como referência em tecnologia, escala produtiva e soluções para o transporte coletivo.
Imagens: Rodrigo Gomes
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.












