O MetrôRio terá oito dias consecutivos de funcionamento ininterrupto durante o Carnaval de 2026. Para viabilizar a operação 24 horas com eficiência, segurança e fluidez, a concessionária mobiliza uma força-tarefa altamente especializada que atua nos bastidores e é fundamental para a engrenagem do sistema.
Muito além dos condutores e operadores visíveis ao público, profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, manutenção e planejamento de equipes trabalham de forma integrada para assegurar que milhões de passageiros possam se deslocar com agilidade em um dos períodos de maior movimentação da cidade.
Tecnologia da informação sustenta o centro de controle operacional
Nos bastidores, o time de TI monitora sistemas, redes e servidores que sustentam a operação ferroviária. Daniel Moraes, analista de Tecnologia da Informação desde 2021, explica a complexidade da estrutura.

“Nosso setor é responsável por toda a infraestrutura tecnológica que atende o Centro de Controle Operacional (CCO). Por meio dele, controlamos o sistema de tráfego, a tração dos trens e até a energia. Para que o CCO atue no monitoramento da operação, é necessário que esses serviços estejam em pleno funcionamento”, afirma.
Transportes Peixoto recebe novo Mascarello GranVia e reforça renovação da frota em Niterói
Busscar entrega Panorâmico DD NB1 à Platabus e reforça transporte premium na Argentina
Grupo JCA leva ação especial de Carnaval às Salas VIP de Tietê, Curitiba e Novo Rio
A robustez tecnológica é essencial para garantir estabilidade em um período marcado por picos de demanda e aumento expressivo do fluxo de passageiros.
Gestão de tráfego coordena a rotina dos condutores
A operação também depende da atuação dos auxiliares de Tráfego, responsáveis por organizar a rotina dos condutores e assegurar que as trocas de turno não impactem o intervalo entre as viagens.
Roberval Benício, com 18 anos de casa, e Tulaine Senra, há seis anos na empresa, atuam na coordenação das rendições e no controle dos horários.

Tulaine reforça a importância da função durante o Carnaval. “Enquanto muitos passageiros vão curtir a festa, estamos garantindo que todos possam ir e voltar com segurança.”

“É um trabalho desafiador. Direcionamos os condutores para os trens que irão operar e precisamos estar atentos aos horários, às vias e às estações onde ocorrerão as rendições. Tudo precisa ser muito bem coordenado para que a troca de plantão não impacte a partida dos trens”, explica Roberval.
Engenharia de manutenção garante disponibilidade dos trens
Na área técnica, o engenheiro Máximo Santana Chaves atua na Engenharia de Manutenção, revisando procedimentos, analisando falhas e planejando melhorias nos sistemas dos trens.

“A Engenharia de Manutenção atua em conjunto com outras equipes nos principais sistemas, como portas, ar-condicionado e tração. Trabalhamos para garantir disponibilidade de materiais e aprimorar processos, assegurando que as atividades sejam executadas com excelência”, destaca.
As ações preventivas e antecipadas são estratégicas para evitar falhas durante a operação especial.
Escalas estratégicas mantêm a operação ativa 24 horas
Outro pilar fundamental da operação é o planejamento das escalas. Há quase dez anos no MetrôRio, Ana Beatriz Ramos é responsável pela elaboração das escalas dos Operadores de Estação desde 2023.

“Ser escalante vai muito além de alocar pessoas. É adequar o efetivo às necessidades operacionais e considerar que há pessoas com histórias e limites. A escala é essencial — sem escala, não há operação”, afirma.
Durante os oito dias de operação ininterrupta, o trabalho dos escalantes garante cobertura total dos postos, em qualquer horário.
Carnaval exige planejamento integrado
A operação especial de Carnaval consolida o metrô como um dos principais eixos de mobilidade do Rio de Janeiro durante grandes eventos. A integração entre tecnologia, engenharia, gestão de pessoas e operação de campo é o que sustenta a circulação contínua do sistema.
Enquanto foliões aproveitam blocos e desfiles, uma engrenagem técnica e estratégica atua 24 horas para manter o transporte ágil, seguro e eficiente.
Imagens: Divulgação MetrôRio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













