A Auto Viação Salineira, operadora de transporte intermunicipal e municipal de passageiros, traz pelo menos 4 unidades do Apache Vip V, da Caio. A empresa, que tem sede em Cabo Frio, na região dos lagos fluminense, volta a adquirir veículos com carroceria Caio, após muitos anos sem a presença de veículos com carrocerias deste fabricante na frota.
Montados sobre o chassi OF-1721 Bluetec 5 da Mercedes-Benz, os primeiros Apache Vip V da Salineira vem com poltronas estofadas, duas portas de acionamento pneumático com embarque dianteiro, extintor de incêndio, roleta, janelas corrediças, suportes pega-mão nos balaústres horizontais, campainha via wireless e itinerários eletrônicos na cor branca.
Os veículos adquiridos contam com saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, câmeras externas para auxílio nas manobras ao motorista, piso anti-derrapante em taraflex, monitor 7″ LCD da Orbe no painel do veículo, sistema PNDV – Painel Numérico de Velocidade e iluminação interna em LED.
Com total acessibilidade, os ônibus contam com elevador semiautomático para PcD’s localizado na porta central e exclusiva do veículo, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
Desde 2004 a empresa não adquiria veículos com a marca Caio. O último veículo adquirido foi em 2004 quando a Salineira trouxe unidades do Apache S21 montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721.
Curiosamente o Apache Vip V que ilustra a matéria possui o prefixo 716, prefixo também utilizado em um dos Apache S21 que passaram pela Salineira.
A foto do Apache S21 0716 foi no primeiro dia de operação dele, em 1° de janeiro de 2002.
Imagens: Marcos Vinícius Perez Corrêa/Alex de Souza