A Prefeitura do Rio de Janeiro, visando revitalizar o sistema de BRT da capital carioca, adquiriu junto a fabricante da carrocerias Caio, 35 unidades do Apache Vip V para circular nos corredores de BRT existentes na capital fluminense
Os novos ônibus são equipados com os chassis 22.280 ODS da Volkswagen que contam com a maior capacidade técnica do segmento: 22 toneladas, em torno de 110 passageiros, em carrocerias de até 15 metros de comprimento. O ônibus é equipado com suspensão a ar, que garante o conforto aos passageiros do BRT Rio, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.
Os primeiros Apache Vip V do BRT Rio vem com um diferencial: o posicionamento do terceiro eixo na dianteira. Isso permite ao chassi alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.
Com capacidade para 100 passageiros, de acordo com o site da Caio, os novos ônibus da possuem duas portas de acionamento pneumático em ambos os lados. As duas do lado esquerdo foram alinhadas de acordo com as plataformas do BRT e as do lado direito no nível da rua.
Eles contam também com sistema de ar-condicionado, monitores, janelas com vidros colados na cor fumê, lixeiras, suportes pega-mão nos balaústres horizontais, bloqueador de portas, campainha via wireless, tomadas USB, câmeras internas de monitoramento e itinerários eletrônicos na cor âmbar fabricados pela Luminator.
Os veículos adquiridos contam com saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, câmeras externas para auxílio nas manobras ao motorista e iluminação interna em LED.
Com total acessibilidade, os ônibus contam com elevador semiautomático para PcD’s localizado na porta central e exclusiva do veículo no nível da rua e rampas móveis nas portas alinhadas às plataformas, além de poltronas reservadas a pessoas com mobilidade reduzida e PCD.
Imagens: Caio