A Prefeitura do Rio de Janeiro, na gestão do prefeito Eduardo Paes, está revitalizando todo o sistema do BRT carioca reformando as estações, renovando e ampliando toda a frota de ônibus que atende o sistema. Foram adquiridos 561 veículos, sendo 490 articulados e 71 do tipo Padron para atender as linhas dos três corredores existentes no sistema.
Desses 71 Padrons, 36 são do modelo Gran Via produzido pela fabricante de carrocerias Mascarello. Vale lembrar que é a terceira vez que a Mascarello vende veículos para o sistema de BRT da capital fluminense. Anteriormente, as empresas Santa Maria e Campo Grande havia adquiridos veículos produzidos pela Mascarello para atuar no BRT do Rio. Todos do modelo Gran Metro.
Os primeiros Gran Via adquiridos pela prefeitura para o BRT do Rio são equipados com o chassi 17.260 ODS da Volkswagen que dispõe de suspensão a ar oferecendo um conforto maior para os usuários do BRT carioca.
Com capacidade para 25 passageiros sentados em poltronas estofadas, os novos ônibus do BRT do Rio, possuem duas portas de acionamento pneumático do lado esquerdo do veículo alinhadas às plataformas e três do lado esquerdo alinhadas ao nível da rua, todas com bloqueadores.
Vem também com sistema de ar-condicionado, painel mostrador de velocidade em trânsito, janelas panorâmicas, suportes pega-mão nos balaústres horizontais, monitores, tomadas USB, cabine segregada para o motorista, piso antiderrapante em taraflex, campainha via wireless, câmera de ré e itinerários eletrônicos internos e externos na cor âmbar da marca Luminator. Os veículos adquiridos contam ainda com saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, câmeras de monitoramento e iluminação interna em LED.
Com total acessibilidade, os novos ônibus disponibilizam elevador semiautomático para PCD localizado na porta central e exclusiva do veículo no lado direito, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
Já se encontram em operação na cidade do Rio de Janeiro mais de 130 veículos adquiridos pela prefeito Eduardo Paes para a revitalização do sistema da BRT. Nas próximas semanas essa quantidade deve mais que dobrar com a entrada dos novos veículos que estão sendo entregues.
Imagens: Igor França