A Empresa de Transportes Braso Lisboa acaba de renovar a sua frota rodoviária trazendo quatro unidades do Campione 3.25, os primeiros do modelo rodoviário da Comil a fazerem parte da frota da empresa carioca.
Os novos ônibus vem com 50 poltronas executivas todas contando com tomadas USB da Orbe individuais localizadas no porta-focos, cintos de segurança e porta-copos.
Montados sobre os chassis Mercedes-Benz OF-1721L Bluetec5, que contam com suspensão pneumática e oferecem mais conforto aos clientes da empresa, os novos ônibus possuem sistema de ar condicionado da marca Valeo, lixeira, luzes de leitura em led direcionais no porta-focos, multiplex da Thoreb, piso amadeirado, porta-pacotes para pequenas bagagens, bagageiro, câmera de ré, além de janelas panorâmicas com cortinas.
Seu elevador de acessibilidade para cadeirantes da marca Elevitta é de última geração, demonstrando bastante agilidade de operação, gerando otimização de tempo e diminuindo custos, ainda permitindo mais conforto ao usuário.
As unidades adquiridas já se encontram na garagem da empresa no bairro do Engenho da Rainha, no subúrbio do Rio de Janeiro.
As novidades da Braso Lisboa serão direcionadas para a sua única linha executiva intermunicipal que liga a zona sul do Rio de Janeiro a Niterói, a 740D – Charitas X Ipanema.
Sobre a empresa
A Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda., foi fundada em 11 de abril de 1947 pelo Sr. Caldeira com a linha 26 que contava apenas 06 (seis) ônibus. Esta linha ligava Triagem à Candelária. Mais tarde esta linha viraria a 130, ligando Triagem ao Leme. Atualmente, tem o n.°472.
Em 1949, criou a linha 25 que fazia Triagem, Aeroporto via Av. Passos e que mais tarde (1957) se transformaria na linha 474 – Jacaré – Jardim de Alah.
Em 1955, foi adquirida pelo Sr. Valdemar, proprietário da extinta fábrica de carrocerias Metropolitana, que mais tarde foi vendida a uma Sociedade de portugueses e brasileiros, sendo administrada por estes até 16 de maio de 1986. Nesta data, passou a ser gerida pelo Sr. Constantino até 15 de maio de 1987; quando passou para a atual sociedade.
A Braso foi crescendo ao longo de sua história e hoje possui uma frota autorizada de 219 ônibus em 18 linhas municipais e uma intermunicipal em pool com a 1001 (740D Ipanema – Charitas). Em 2010 foram criadas 4 grandes consórcios para concorrer à licitação das linhas urbanas na cidade do Rio de Janeiro.
A Braso foi então inserida no Consórcio Intersul, que congrega um total de 1754 ônibus que operam basicamente na zona sul do Rio de Janeiro, onde também operamos com frota nova de 1,5 anos de vida média. E assim procuramos servir à população há 66 anos com presteza, dignidade e honra.