A empresa Trans Acreana iniciou na tarde desse 13 de abril, às 13 horas, a operação entre Brasil e Peru, na rota que é considerada a maior linha rodoviária do mundo. Com a presença de autoridades do Consulado Peruano e até de uma equipe de jornal do país vizinho, ocorreu a tradicional corte da faixa, celebrando então esse momento histórico muito esperado por todos que ali estavam presentes. O evento teve direito ainda a gritos de ‘Viva Peru’ e ‘Viva Brasil’, tudo isso ao som de músicas peruanas cantadas por uma dupla convidada pelas autoridades do Peru. Chegando em São Paulo, durante os embarques, mais músicas e entrevistas dos presentes, que só reforçou o quanto aquele momento era especial.
A rota que se inicia aqui no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, atende também as cidades de São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Assis Brasil em território brasileiro. Inapari, Puerto Maldonado, Cusco, Abancay, Nazca, Ica e a capital Lima são as localidades atendidas no Peru.
Com venda de passagens disponível no site oficial, WhatsApp (68) 9 9242-6242, e nas agências credenciadas, o trecho completo está com preço promocional de R$1.000,00. Não houve venda de passagens no Rio de Janeiro, porém em São Paulo ocorreu 16 embarques. Em Rio Branco, Acre, mais passagens já haviam sido comercializadas.
O ônibus que iniciou a operação foi um Marcopolo Paradiso New G7 1800DD ano 2020, com capacidade para transportar 43 passageiros, sendo 12 em poltronas Leito no piso inferior e 31 em poltronas Leito no piso superior, todas com encosto de braços e pernas, cintos de segurança, cortinas de privacidade e conectores USB. O veículo disponibilizava ainda de ar-condicionado, água mineral, Wi-Fi e sanitário no piso inferior.
Segundo a Trans Acreana, a frequência dessa rota será de uma partida semanal, sempre às quintas-feiras. Por conta do trecho extenso, a empresa fará essa operação com uma dupla de motoristas entre o Rio de Janeiro e Rio Branco, e depois sendo substituída por três motoristas, sendo um deles peruano, que farão o complemento da viagem. Além das paradas para embarques e desembarques, pausas para as refeições serão respeitadas.
A empresa orienta que os passageiros cheguem com pelo menos 1 hora antes do embarque e que a quantidade de bagagem não ultrapasse os 50kg. Para ingresso no Peru, os brasileiros devem portar RG com no máximo 10 anos de expedição ou passaporte atualizado. Não é mais necessário preencher a Declaração Jurada de Saúde e nem apresentar o Certificado de Vacinação.
Com mais de 6.000 quilômetros de extensão, a rota cruza cinco estados brasileiros e sete peruanos, passando pela Amazônia e Cordilheira dos Andes, a uma altitude de 4.750 metros. O trecho tem previsão para ser concluído em 5 dias, podendo chegar a 6, a depender das condições das estradas e do processo aduaneiro.
Além da rota Rio de Janeiro x Lima, a Trans Acreana ainda opera outra linha rodoviária internacional, que é a Rio Branco x Puerto Maldonado, sendo com uma frequência de saídas do Brasil todas as segundas, quartas e sextas, e do Peru às terças, quintas e aos domingos. Para essa operação, a empresa também utiliza ônibus double-decker, no padrão Semileito Master.
Veja o vídeo:
Text0: Wellington Cadore
Imagens/vídeo: Júlio Barboza