A primeira Biblioteca Móvel Itapemirim foi lançada em 21 de setembro de 2005, em São Paulo. Projeto pedagógico foi desenvolvido pela professora Walda Antunes, doutora em educação e mestre em planejamento bibliotecário e também teve inspiração no mestre Maurício de Sousa, com seus personagens mundialmente conhecidos.
A professora desenvolveu também cursos de capacitação para a equipe que acompanhará a biblioteca. Havia também uma programação cultural com oficinas lúdicas, teatro de fantoches, hora do conto, encontro com autores, exposições, palestras, cursos, apresentações musicais e teatrais, dentre outros programas.
O projeto iniciou sua rota em 03 de outubro de 2005, e a meta a médio prazo era implantar 27 bibliotecas móveis, uma para cada estado da federação e o Distrito Federal, e com isso a Itapemirim buscou parceiros como a Shell, que patrocinou uma unidade que iniciou suas atividades em janeiro de 2006 atendendo exclusivamente ao estado de São Paulo.
Alem da Itapemirim, Maurício de Sousa e Shell, existiam outros apoiadores ao projeto como a Editora Abril, Ediouro, Arches Lib Software Gerenciador de Bibliotecas e a Kennex.
Os veículos inicialmente eram dois Tribus II Scania K112CL que tinham as placas MRH-2987 ex 12729 e MRD-4136 prefixo desconhecido, ambas ano 1986. Ao longo do projeto foram no total 4 Bibliotecas.
Antes dele ter a pintura nas cores azuil e amarela, ele também teve o padrão na cor branca. Fotos no ano de 2006.
Os registros foram feitos por Filipe Lima (@napoltrona) na cidade de Jaguaquara Bahia, onde em Agosto de 2011 o projeto estacionou em parceria com a prefeitura, trazendo crianças das redes públicas e privadas de ensino para conhecer o veículo.
Após ficar alguns anos se acabando com o tempo em Cachoeiro, um particular o adquiriu e o transformou em veículo cargueiro, como vocês podem visualizar abaixo.
Originalmente o veículo tinha pintura Branca, mas em nova roupagem recebeu as cores amarela e azul. No próximo post vocês irão ver na cor original, branca.
Em algum período até então desconhecido por este que vos escreve, a Itapemirim reaproveitou um dos seus Tribus II para criação de mais um projeto Biblioteca Móvel só que desta vez, Ambiental.
O veículo era um Tecnobus Tribus II Scania K112CL que original que tinha o prefixo 12649 de placa MPF7924.
Diferente das outras duas Bibliotecas que foram pintadas, essa foi adesivada por cima da pintura como podemos ver na foto.
Aparentemente era uma parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente de Cachoeiro do Itapemirim.
Imagens/Texto: Filipe Lima @napoltrona/Aparecido Ferreira Costa/Jackson Muniz