A Scania anunciou em 2021 que a Viação Cometa iria realizar testes com um chassi movido a gás natural, a princípio os testes teriam início no ano de 2022, mas os testes começaram na prática nos primeiros meses de 2023.
Ser o terceiro maior cliente de ônibus da Scania no mundo foi um dos fatores que levaram o Grupo JCA a ser escolhida para testar o chassi Scania K 320 4×2, com powertrain movido a gás natural veicular, de acordo com Silvio Munhoz, diretor de vendas da montadora.
Nos primeiros meses de 2023 a Viação Cometa recebeu o seu primeiro ônibus movido a gás natural. Os testes foram divulgados em 2021 e um dos grandes fatores para a empresa do Grupo JCA ser a escolhida para fazer o testes com powertrain movido a gás natural veicular, foi por a JCA ser o terceiro maior cliente de ônibus da Scania no mundo.
O chassi possui oito cilindros de gás na lateral dianteira do veículo com uma autonomia de 300 km. Segundo a Scania, e de acordo com o que já foi constatado nos caminhões a gás, o modelo de ônibus a gás da marca tem desempenho similar ao do veículo movido a diesel. Além disso, a Scania atesta que a tecnologia é segura e informou que os tanques são revestidos com material especial ultra reforçado para garantir que não haja qualquer acidente por causa da alta pressão, seja em movimento ou durante o abastecimento.
O ônibus movido a gás que a Cometa está testando vem com suspensão pneumática, que oferecerá mais conforto aos clientes da empresa. Conta com 46 poltronas executivas que disponibilizam tomadas USB individuais para recarga de aparelhos eletrônicos também pro motorista, suporte para bolsas, porta-copos e cintos de segurança de três pontos.
Disponibiliza ainda sistema de ar-condicionado com dutos individuais da Valeo, parede de separação com porta, itinerário eletrônico na cor branca, geladeira, porta-pacotes, piso amadeirado, banheiro, luzes de leitura direcionais localizadas no porta focos, sensor de ré, multiplex, além de janelas panorâmicas com cortinas e saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto.
Atualmente a Scania disponibiliza em seu portifólio o chassi a gás K 340 4×2 com 340 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.000-1.400.
O ônibus se encontra em testes na linha São Paulo X Campinas.
A Cometa faz parte do Grupo JCA que anunciou recentemente a aquisição de 485 novos ônibus. Veja o link da matéria da aquisição da JCA: https://onibusetransporte.com/2023/06/16/grupo-jca-renova-frota-com-aquisicao-de-485-onibus/