A fabricante gaúcha teve recorde no número de vendas em 2022 e produção vem se mantendo em 2023, a expectativa é de que a demanda aumente com uma encomenda do Governo Federal que prevê a compra de 11 mil veículos, já que a unidade de São Mateus também produz os ônibus do programa ‘Caminho da Escola’, do Ministério da Educação.
Atualmente a Marcopolo emprega 2 mil funcionários diretos na unidade fabril e está operando próximo da capacidade máxima de produção. No total, em 2022 a unidade da Marcopolo em São Mateus entregou cerca de 4100 unidades, um aumento de 105% quando comparado com o ano anterior e empresa vê com bons olhos o resultado de 2023, prevendo novos investimentos e contratação de funcionários para a unidade capixaba.
“Estamos aguardando a definição sobre o ‘Caminho da Escola’, que deve sair em breve. A adoção do terceiro turno, diante da ampliação da demanda, é uma possibilidade.”
James Bellini – Diretor-geral da Marcopolo
Para Sidnei Vargas, Diretor Comercial da Volare, há otimismo para 2023 pois “O Turismo está aquecido, os governos comprando ônibus para Educação e tem uma pegada muito forte de eletrificação dos ônibus urbanos”.
Investimentos
A unidade Marcopolo São Mateus vem recebendo investimentos constantes, teve sua produção ampliada e diversificada ao longo dos anos, a fábrica que começou como Volare em 2014, hoje produz veículos urbanos do modelo Torino, da linha Volare e veículos especiais do programa ‘Caminho da Escola’.
De acordo com o CEO da Marcopolo, André Vidal, a fábrica de São Mateus está em um ponto estratégico e pronto para produzir qualquer modelo da Marcopolo “É uma fábrica próxima de mercados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Nordeste”.
Atualmente a capacidade máxima da unidade está em 22 unidades por dia, 5 mil ao ano. Com a adição do terceiro turno de trabalho a produção iria aumentar para 30 veículos por dia, o que significa uma produção de 7 mil veículos ao ano e mais oportunidade de emprego na região.
Produção de veículos elétricos
A Marcopolo também estuda realizar a produção de veículos elétricos na unidade fabril de São Mateus, atualmente os modelos estão sendo fabricados na unidade de Caxias do Sul, mas com a tendência do mercado para eletrificação das frotas do transporte urbano, principalmente nas capitais, mais investimentos deverão ser direcionados ao Espírito Santo.
Vale ressaltar que o modelo desenvolvido para encarroçamento em chassis 100% elétrico da Marcopolo, Attivi, possui opção de chassis que também foi desenvolvido pela Marcopolo o modelo Attivi Integral.
A fábrica na região Norte do Espírito Santo, próximo ao estado da Bahia, está localizada a cerca de 900km ou 14h de viagem (sem paradas) da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), oficialmente adquirida pela fabricante de veículo elétricos chinesa, BYD, e que de acordo com o comunicado feito ontem (04), também irá produzir chassis para ônibus. O modelo Attivi também é homologado para receber o chassis fabricado pela marca.
De acordo com a empresa os debates para a produção de veículos elétricos no Espírito Santo está bem avançada e a decisão será tomada em breve, ainda em 2023, “Não significa que iniciaremos as obras em 2023, mas a decisão certamente sairá este ano.” afirmou Bellini.
Imagens: Divulgação/Marcopolo e Lugui Comunicação