A Rodovia Presidente Dutra, que liga as duas principais cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, é palco de testes dos novos caminhões e ônibus da Volkswagen. É fácil ver durante qualquer viagem na rodovia um caminhão da montadora, de vários modelos, fazendo testes de desempenho em condições reais de uso.
Nesta quarta-feira, quando nossa equipe viajava para Resende, onde se encontra a fábrica de caminhões e chassis para ônibus da montadora, flagramos o protótipo do ônibus 100% elétrico da montadora fazendo testes com o esse que é o primeiro modelo de chassi deste segmento da Volkswagen.
O protótipo do ônibus elétrico da Volkswagen carroceria EMILLENNIUM da Caio Induscar e a única identificação que existia no veículo era o numeral 02 escrito nas laterais. Com capacidade para 81 passageiros, inicialmente o modelo terá configurações que atendem a demanda da SP Trans, configuração padron e 18 toneladas de PBT.
O veículo conta com sistema de ar-condicionado, janelas panorâmicas com vidros colados, itinerários eletrônicos em LED na cor branca, quatro portas para embarque e desembarque, sendo duas em cada lado, além de poltronas estofadas.
Sua autonomia gira em torno de 250 a 350 km, dependendo muito da configuração de baterias, que pode variar entre oito a doze pacotes.
Além dos testes na Dutra, o veículo também está realizando testes no campo de provas da empresa de seu centro mundial de pesquisas em Resende e a viagem inaugural com passageiros teve como itinerário rotas dentro da própria fábrica.
Apresentado pela montadora no mês de maio deste ano, o modelo foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira e produzido no Consórcio Modular de Resende, RJ.
Segundo a Volksbus, a intenção é que a partir do ano que vem o e-Volksbus entre em testes no transporte coletivo de São Paulo.
Imagens: Rodrigo Gomes