Pegar a estrada rumo a uma cidade no país é a opção de muitos na hora de planejar uma viagem. Ainda que as capitais brasileiras recebam um grande número de turistas, o interior dos estados se tornou uma alternativa que vêm ganhando cada vez mais popularidade. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), atualmente, são realizadas mais de 137 mil viagens onde o destino final é o interior do Brasil. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas.
Além disso, a Abrati afirma que o setor interestadual de passageiros possui cerca de 4.300 linhas com destinos interioranos, que abrangem quase todo o território brasileiro. As escolhas dos destinos variam muito, entretanto, dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro. Além disso, as belezas naturais do país, aliadas a bons preços, também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão planejar suas viagens.
Em um movimento de interiorização do turismo o ano de 2023 foi marcado pelo crescimento de 25% em viagens rodoviárias em relação ao período de 2022. Ao todo, foram registradas mais de 1,4 milhão de viagens por meio do setor brasileiro. Destas, cerca de 1.300, tiveram cidades do interior do país como destino.
O uso de carro próprio e ônibus se tornou a escolha para 74% dos brasileiros que farão viagens de lazer, afirma pesquisa do Mtur. Já um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), mais de 60% dos consumidores têm expectativa de aumentar seus gastos com viagens a lazer durante o ano de 2024. Essas estimativas reforçam a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias.
Ainda segundo a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e dessas viagens cerca de 66% serão feitas em linhas convencionais que ainda são as preferidas por quem escolhe pelo modal. Apesar disso, o setor rodoviário tem se adaptado aos passageiros que estão mais exigentes e buscam conforto e segurança quando decidem pegar a estrada. O setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi, oferecendo uma experiência mais completa aos turistas.
Fonte: Assessoria de imprensa Abrati