A segunda fase da operação Tolerância Zero realizada pelos agentes de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte, que combate irregularidades no transporte público da capital mineira, intensificou a fiscalização em duas semanas, alcançando o marco de 15 operações abordando ônibus nas regiões próximas de suas garagens. Em duas semanas as ações resultaram em 95 veículos fiscalizados, 203 autuações emitidas, 36 ônibus com a autorização de tráfego (AT) retida e três recolhidos ao pátio do Detran-MG.
A operação, que se estenderá pelas próximas semanas até completar as 30 garagens do sistema de transporte da capital, tem como foco os principais problemas encontrados, como:
- Sistema de freio de portas inoperante ou sem lacre;
- Falhas no sistema de iluminação (farol, seta, luz de freio etc.);
- Mau funcionamento da plataforma elevatória;
- Ar condicionado com defeito;
- Pneus em más condições.
As empresas que não cumprem a Lei 11.458/2023, que trata da pontualidade e qualidade dos veículos, além de serem multadas e terem seus veículos retirados de circulação, não recebem a remuneração complementar.
A fiscalização nas portas das garagens é direcionada aos ônibus com mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp (31) 98472-5715, PBH App e portal de serviços da Prefeitura. A operação também busca identificar veículos que circulam sem AT, detectados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) pelo SITBUS, sistema conectado ao GPS dos ônibus.
A colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação. As reclamações, que devem conter o número do ônibus, direcionam a fiscalização e permitem que os agentes abordem os veículos nas ruas.
Imagem: Rodrigo Clemente/PBH
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.