O C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos está prestes a iniciar uma série de debates significativos sobre o futuro da mobilidade em Santa Catarina e no Brasil. O evento, agendado para os dias 25 e 26 de abril, no Aeroporto Internacional da Capital, reunirá especialistas, representantes do governo, da sociedade civil e da academia para discutir temas de extrema relevância para o cenário brasileiro.
O C-Move Sul tem como objetivo principal analisar e debater estratégias para impulsionar a mobilidade elétrica e sustentável em Santa Catarina, considerando as particularidades da matriz energética brasileira, a extensão continental do território e os desafios enfrentados na transição para um sistema de transporte mais limpo e eficiente.
Além do Congresso, o evento oferecerá aos participantes a oportunidade de experimentar alguns veículos elétricos e híbridos na pista de testes, bem como realizar test-rides com meios de transporte individuais, como bicicletas, patinetes e scooters.
Entre as marcas expositoras e apoiadoras do C-MOVE estão a Eletra, Caio, WEG, FEVER, MotoChefe Sul, Tui Motors, LEMOB e Floripa Airport. A gestão do Congresso tem o apoio da PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica.
Principais temas
Durante o evento, serão abordados diversos temas de grande importância para o segmento da mobilidade, como:
- Discussão sobre os avanços e desafios da mobilidade elétrica no Brasil, destacando a necessidade de uma transição gradual para múltiplas rotas tecnológicas em prol da descarbonização.
- Ônibus Elétricos: Análise dos obstáculos e oportunidades na renovação da frota de transporte público coletivo, incluindo questões de infraestrutura e recarregamento dos veículos.
- Inovações em Baterias e Armazenamento de Energia: Exploração das últimas pesquisas e avanços nas tecnologias de baterias, visando aumentar a capacidade, reduzir os custos e melhorar a durabilidade, além de discutir desafios relacionados ao armazenamento e distribuição de energia.
- Infraestrutura de Carregamento: Debate sobre a crescente demanda por infraestrutura de recarga de veículos elétricos e os desafios enfrentados em espaços urbanos e rodovias.
- Coexistência de tecnologias e múltiplas rotas tecnológicas: Discussão sobre as vantagens e desvantagens de diferentes rotas tecnológicas na busca por uma mobilidade mais sustentável no Brasil.
- Programa MOVER: Análise das iniciativas do programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação, incluindo incentivos para investimentos em eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento.
- Matriz Energética Brasileira: Avaliação do papel da eletromobilidade na gestão da matriz energética brasileira e sua contribuição para a redução do desperdício energético e descarbonização da mobilidade.
- Cidades Inteligentes e Mobilidade Sustentável: Exploração das iniciativas para reduzir o impacto ambiental das cidades e promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável.
O C-MOVE SUL tem o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis; ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia; ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico; ABRAVEI – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores; ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina; e IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável.
A programação completa e as inscrições para o Congresso de Florianópolis devem ser feitas diretamente por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/c-move-sul-2024/2382527.
Programação C-MOVE pelo Brasil:
O Congresso C-MOVE está sendo realizado em algumas das principais capitais, para promover o avanço da mobilidade elétrica em diferentes regiões do Brasil.
- Março: 19 e 20 / C-MOVE Brasília I Dia da Mobilidade Elétrica
- Abril: 25 e 26 / C-MOVE Sul – Florianópolis, Santa Catarina
- Junho: 08 / Dia da Mobilidade Elétrica São Paulo – Praça Charles Muller e Museu do Futebol, São Paulo
- Agosto: C-MOVE – Minas Gerais
- Outubro: 22 a 24 / E-MOB + C-MOVE – São Paulo Expo, São Paulo
Imagem: Divulgação/Organização do Evento
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.