No último domingo, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) anunciou mudanças significativas no itinerário das linhas de ônibus do sistema metropolitano que operam na orla de Salvador. As linhas, que anteriormente seguiam até as áreas centrais da cidade, agora terão ponto final em Patamares e Piatã, onde farão o retorno.
Para atender à demanda após o seccionamento das linhas metropolitanas, a Prefeitura de Salvador implementou novas linhas no sistema urbano. Essas medidas são resultado de um acordo firmado entre a AGERBA, o Ministério Público do Estado e a Prefeitura de Salvador.
Confira como ficaram os itinerários das linhas que foram encurtadas.
De acordo com a AGERBA, as modificações operacionais serão cobertas pelas linhas urbanas de Salvador, conforme compromisso assumido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB), garantindo a continuidade do serviço de transporte aos usuários das regiões afetadas.
Em contato com o Ônibus & Transporte nesta segunda-feira, a SEMOB informou que está monitorando de perto as mudanças nas linhas do sistema metropolitano. A pasta elaborou um esquema para atender com eficiência os usuários oriundos do sistema metropolitano, reforçando a frota de ônibus e ajustando as programações conforme necessário. Até esta segunda-feira (27), todos os ajustes planejados estarão em vigor, caso haja necessidade.
A SEMOB acrescentou mais ônibus em quatro linhas da OT Trans: a linha 1001 aumentou de 11 para 13 veículos; a linha 1035 de 8 para 9 carros; a linha 1005 de 7 para 9 veículos; e a linha 1007 de 22 para 26 coletivos, totalizando 9 ônibus adicionais. Foi também criada uma nova linha reguladora, a R031 – Terminal Aeroporto x Rio Vermelho via Orla.
Quanto às linhas do Consórcio Plataforma, foi introduzida uma nova variante: a linha 0120-01 – Barbalho x Lapa/Garcia com 20 saídas. Houve também a reativação da linha Estação Mussurunga x Rio Vermelho, com o código 1053-03 e 6 saídas, além da reativação da linha 0125-03, que voltou a ter o código 1034.
Essas mudanças visam garantir a eficiência e a qualidade do serviço de transporte público para os usuários de Salvador, especialmente na região da orla, impactada pelas recentes alterações no itinerário das linhas metropolitanas.
Imagens: Ícaro Chagas
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.