UFAL terá linha de ônibus para integração no Campus a partir da próxima segunda-feira (15)

Mudança visa facilitar acesso da comunidade universitária, mas recebe críticas por retirada de outras linhas.
Image

A Prefeitura de Maceió estará implementando na próxima segunda-feira (15) uma nova linha de ônibus para atendimento dos estudantes de profissionais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A linha 400 será destinada exclusivamente à circulação dentro do Campus. A mudança implementada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió (AL) implementou a mudança para coincidir com o retorno das atividades na UFAL após a greve.

O novo veículo da linha 4000 vai circular da entrada do Campus até o Observatório, recolhendo a comunidade universitária a cada 15 minutos, das 6h30 às 22h20, de segunda a sexta-feira. Para acessar o ônibus, os estudantes deverão apresentar o cartão Vamu no validador, embora não haja cobrança de passagem.

Em contrapartida, oito linhas de ônibus urbanos deixarão de entrar na UFAL. As linhas afetadas são:

  • 052 – Centro/Eustáquio Gomes
  • 111 – Eustáquio Gomes/Trapiche (via Poço e Prado)
  • 113 – Eustáquio Gomes/Trapiche (via Centro e Vergel)
  • 604 – Eustáquio Gomes/Cruz das Almas
  • 607 – Eustáquio Gomes/Maceió Shopping
  • 612 – Forene/Jatiúca
  • 615 – Forene/Mangabeiras
  • 706 – Eustáquio Gomes/Ponta Verde

A mudança já gerou críticas. O pré-candidato a vereador pelo PT em Maceió, Basile Christopoulos, expressou sua preocupação, considerando a decisão da Prefeitura de suspender essas oito linhas como um “presente de grego” para a comunidade acadêmica. Christopoulos destacou que a medida pode prejudicar o ensino na instituição e apontou a falta de diálogo entre a Prefeitura e a comunidade universitária na tomada de decisão.

Basile também criticou a gestão municipal em relação à mobilidade urbana. “Teve quatro anos de mandato e não preparou um plano de mobilidade urbana, um plano para dizer como é que os cidadãos de Maceió vão se transportar pelos bairros. Maceió é uma cidade enorme, tem muita demanda para transportar o povo. A gente precisa pensar na nossa cidade de forma diferente”, afirmou.

Imagem: Reprodução/Ascom DMTT

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo