A partir de 5 de novembro, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em parceria com a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra) e o WRI Brasil, dará início à pesquisa QualiÔnibus. A ação será realizada em diversas linhas de ônibus e no sistema BRT Salvador, entre 5h30 e 19h30, em dias úteis.
O objetivo é ouvir diretamente os passageiros sobre 16 fatores de qualidade no transporte, que incluem disponibilidade, rapidez, confiabilidade, conforto nos pontos e nos veículos, segurança (tanto pública quanto em acidentes), além de exposição a ruído, poluição e outros aspectos. Também serão abordados temas como atendimento ao cliente, acesso a informações, opções de pagamento e custo das tarifas.
Esta é a segunda vez que Salvador aplica a pesquisa QualiÔnibus, iniciativa já adotada por outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife, e que visa oferecer uma análise detalhada da experiência dos usuários para direcionar melhorias. Salvador faz parte do programa desde 2019, reforçando seu compromisso com a qualidade no transporte público.
O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, destaca a importância do envolvimento dos usuários neste processo. “Essa é uma excelente oportunidade para os cidadãos expressarem suas opiniões e sugestões, contribuindo ativamente para melhorar a qualidade dos serviços de transporte público em nossa cidade”, afirmou.
A pesquisa QualiÔnibus, desenvolvida pelo WRI Brasil, busca promover o aprimoramento do transporte coletivo urbano com foco nas necessidades dos passageiros, sendo utilizada por um grupo de 28 participantes de diferentes regiões do Brasil, entre prefeituras e operadores de ônibus.
Imagem: Gustavo Santos LIma
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.