Governo do Rio firma contrato com a CPTM, de São Paulo, para estudo de melhorias no sistema ferroviário

Estudo da empresa paulista trará análises e custos para operação e manutenção do sistema, preparando o caminho para a licitação de nova concessionária no Rio de Janeiro.
Image

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formalizou, nesta quinta-feira, 07, a contratação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para realizar um estudo técnico completo do sistema ferroviário fluminense. A ação, conduzida pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e pela Central Logística – empresa pública vinculada à Setram –, visa coletar dados de operação, manutenção e estabilidade do sistema, informações que serão essenciais para elaborar o edital de licitação que selecionará a nova empresa a substituir a Supervia.

A CPTM, que administra o transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo, opera há 32 anos e transporta diariamente 1,6 milhão de passageiros em uma rede de 196 km, com cinco linhas e 57 estações distribuídas em 18 municípios. Com o objetivo de aprimorar a qualidade do transporte no Rio, a expertise da CPTM será aplicada à malha ferroviária urbana do estado, que possui 270 km de extensão, cinco ramais, três extensões e 104 estações, atendendo aproximadamente 300 mil passageiros em dias úteis.

O prazo para entrega do estudo é de 30 dias a partir da ordem de serviço, permitindo a continuidade segura dos serviços durante a fase de transição de concessionária.

Para assegurar que o serviço ferroviário siga funcionando adequadamente durante a transição de concessionárias, o Governo do Rio criou um Grupo de Trabalho focado em soluções práticas e rápidas. Enquanto isso, seguem as tratativas judiciais entre o Estado e a Supervia para definir os termos de saída da atual operadora.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio, Washington Reis, a iniciativa representa um grande avanço: “A experiência da CPTM será crucial para atingir nosso objetivo de transformar o sistema ferroviário fluminense, visando conforto, segurança e eficiência para a população.”

A Central Logística, responsável pela operação do sistema de bondes de Santa Teresa e pelo contrato de concessão da Supervia, é uma empresa pública do Governo do Estado, subordinada à Setram.

CPTM Serviços: ampliando a atuação no setor ferroviário

Em setembro de 2024, a CPTM lançou a “CPTM Serviços”, uma nova unidade focada em consultoria e prestação de serviços ao mercado, com o objetivo de gerar receitas adicionais. Com expertise em projetos BIM (Building Information Modeling), a companhia oferece um diferencial técnico ao mercado e reforça seu papel como referência no setor de transporte ferroviário.

Imagem: Reprodução/MetrôRio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo