Greve dos motoristas em João Pessoa entra no segundo dia com 48,1% da frota em circulação

Categoria reivindica reajuste salarial e benefícios em João Pessoa; audiência de conciliação está marcada para quarta-feira (29)
João Pessoa

Nesta terça-feira (28), segundo dia da greve dos motoristas de ônibus em João Pessoa, 48,1% da frota está circulando, conforme informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP). A Justiça do Trabalho determinou que, para a legalidade da paralisação, pelo menos 60% dos veículos devem estar em operação. A fiscalização do cumprimento dessa decisão está a cargo da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).

De acordo com o Sintur-JP, o monitoramento dos ônibus em circulação é realizado por GPS. O G1 Paraíba tentou contato com o sindicato dos motoristas para confirmar as informações, mas não obteve resposta até o momento. A Semob-JP também foi procurada para validar os dados divulgados, mas, até a última atualização, não havia se manifestado.

Na segunda-feira (27), primeiro dia da greve, a Semob constatou que apenas 25,49% da frota estava operando até o meio-dia, percentual bem abaixo do mínimo exigido pela Justiça.

Impasse entre motoristas e empresas

A greve ocorre em meio a um impasse nas negociações entre os motoristas e as empresas de transporte coletivo. Em audiência de conciliação realizada na segunda-feira (27), presidida pela desembargadora Herminegilda Leite Machado e com a presença do procurador do trabalho Márcio Roberto de Freitas Evangelista, não houve acordo entre as partes. Uma nova reunião está agendada para quarta-feira (29).

Durante a audiência, a desembargadora determinou que os ônibus em circulação sejam adesivados para facilitar a fiscalização e que a Semob intensifique o acompanhamento da operação.

Reivindicações da categoria em João Pessoa

Os motoristas reivindicam um reajuste salarial de 15%, além da retomada de benefícios que foram suspensos ou reduzidos nos últimos anos. Entre as principais demandas estão:

  • Reajuste de 15% no piso salarial;
  • Aumento de 81% no valor do auxílio-alimentação;
  • Elevação de 150% na gratificação;
  • Inclusão de plano odontológico;
  • Plano de saúde.

As empresas de transporte ofereceram um reajuste de 5%, mas os motoristas consideraram a proposta insuficiente. Por sua vez, o sindicato dos motoristas apresentou uma contraproposta com os seguintes termos:

  • Reajuste de 6% no piso salarial;
  • Vale-alimentação no valor de R$ 570;
  • Adicional de R$ 150 para motoristas que também atuam como cobradores.

No entanto, o sindicato patronal rejeitou a contraproposta, mantendo o impasse.

Impacto na população e próximos passos

Com a greve afetando quase metade da frota, muitos moradores de João Pessoa têm enfrentado dificuldades para se deslocar pela cidade. O Sintur-JP reforçou que está monitorando as operações para garantir o percentual de ônibus exigido pela Justiça, enquanto a Semob segue com a fiscalização para assegurar o cumprimento da decisão judicial.

A expectativa agora recai sobre a audiência de conciliação agendada para quarta-feira, que poderá definir os rumos da paralisação e o atendimento às demandas dos motoristas.

Imagem: Yanka Oliveira/TV Cabo Branco

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.