Londrina apresentará 25 ônibus 0 km nesta segunda-feira (10)

Veículos modernos e equipados com tecnologia avançada garantirão mais conforto e segurança aos passageiros da Londrina
Londrina

O sistema de transporte coletivo de Londrina receberá, nesta segunda-feira (10), um reforço significativo na frota. Serão incorporados 25 novos ônibus, sendo 21 destinados à Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e quatro à Londrisul, concessionárias do transporte público na cidade. A cerimônia de entrega acontecerá às 9h, na Praça do Centro Cívico, em frente à Prefeitura de Londrina, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635.

A renovação da frota faz parte do contrato de concessão vigente desde 2019, que prevê melhorias periódicas no serviço. O investimento total das empresas na aquisição dos novos veículos é de R$ 22,5 milhões. Atualmente, a frota do transporte coletivo de Londrina conta com 385 ônibus.

Mais conforto e tecnologia

Os novos coletivos oferecem uma série de melhorias para os passageiros. Todos são equipados com ar-condicionado, rede wi-fi e carregadores USB individuais para celulares em todos os assentos. Com essa renovação, a cidade passa a contar com 101 ônibus climatizados, número que aumentará para 178 até maio, representando 46% da frota total.

novos onibus transporte coletivo CMTU 1 1

Os veículos também possuem piso emborrachado para isolamento térmico e acústico, além de suspensão pneumática, o que proporciona uma viagem mais suave. Outro diferencial é o sistema de comunicação em tempo real entre motorista, concessionária e passageiros. Está em fase de implantação um sistema de orientação por áudio para informar sobre as rotas e pontos de parada.

Linhas atendidas

Os 25 novos ônibus irão operar em 16 linhas distribuídas por todas as regiões da cidade:

Zona Leste: 106 (Guilherme Pires), 110 (Mister Thomas), 111 (Eucaliptos), 112 (Alexandre Urbanas) e 902 (Maritacas/Cidade Industrial).

Zona Sul: 210 (União da Vitória) e 217 (Vivendas do Arvoredo).

Zona Oeste: 307 (Avelino Vieira).

Zona Norte: 404 (Heimtal), 405 (Maria Cecília), 406 (Aquiles Stenghel), 501 (Parador Terminal Vivi Xavier), 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico/Acapulco), 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), 806 (Saul Elkind/Estação Catuaí) e 904 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco).

Com a modernização da frota, a expectativa é de que o transporte coletivo de Londrina ofereça mais comodidade e eficiência para a população, contribuindo para uma mobilidade urbana mais acessível e sustentável.

Imagem: Divulgação Prefeitura Municipal de Londrina

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.