A Prefeitura de Salvador foi contemplada com dois projetos aprovados no Novo PAC, do Governo Federal, na área de Mobilidade Urbana Sustentável. O resultado, divulgado na última quinta-feira (4), permitirá à capital baiana investir R$ 180 milhões em melhorias no transporte público, sendo R$ 95 milhões destinados exclusivamente à renovação do Sistema de Transporte Complementar (Stec).
O plano prevê a aquisição de 180 microônibus, que substituirão integralmente os atuais “amarelinhos”. A frota do Stec, que possui idade média de 11 anos, será totalmente renovada por veículos zero quilômetro, equipados com ar-condicionado, acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de motores menos poluentes, alinhados ao padrão Euro VI.
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a iniciativa é resultado do esforço contínuo da gestão municipal:
“Esse é o resultado de um grande esforço que a Prefeitura tem feito para melhorar cada vez mais a qualidade do transporte da nossa cidade. A frota do Stec será integralmente substituída por ônibus novos, mais confortáveis e modernos, garantindo um serviço de melhor qualidade à população”, afirmou.
Com a aprovação, os próximos passos envolvem a tramitação documental junto ao Governo Federal e a autorização legislativa para efetivar a compra dos veículos.

Além da renovação do Stec, Salvador já recebeu neste ano mais de 100 novos ônibus no sistema convencional. Todos são climatizados, com elevador e espaço para cadeirantes, além de utilizarem motores Euro VI, que reduzem a emissão de poluentes, reforçando o compromisso da capital com a mobilidade urbana sustentável.
Imagens: Jefferson Peixoto – SECOM Prefeitura de Salvador













