Volvo fecha venda de 20 ônibus elétricos para a Santa Brígida em São Paulo

Volvo fecha venda de 20 ônibus elétricos BZRLE para a Santa Brígida em São Paulo. Veículos de piso baixo e zero emissões vão operar na Zona Noroeste da capital.
Image

A Volvo concretizou a venda de 20 chassis elétricos BZRLE para a Viação Santa Brígida, uma das maiores operadoras de transporte urbano da cidade de São Paulo. O negócio representa um marco importante tanto para a fabricante sueca quanto para a capital paulista, que possui a maior frota de ônibus da América Latina e avança em seus planos de descarbonização do transporte público.

Segundo Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, a escolha do modelo reforça a credibilidade da marca junto ao mercado:

“Nosso novo modelo de piso baixo 100% elétrico atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões. Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida, tradicional frotista Volvo, atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços.”

Relação de confiança

A Santa Brígida tem uma frota de 656 veículos, dos quais 489 são Volvo – cerca de 74% do total. Para Fernando Marques, diretor da empresa, essa relação de confiança foi determinante para o fechamento do negócio.

“Conhecemos muito bem o pós-venda e a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na nossa decisão”, afirmou.

A venda foi intermediada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo. Marques também ressaltou que a escolha foi influenciada pela reputação de qualidade da fabricante:

“Acreditamos que, pela história da Volvo com veículos elétricos, é um produto maturado, já testado na Europa e que chega ao Brasil com a confiabilidade da marca.”

Zero emissões e baixo ruído

O novo chassi elétrico BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, recarregáveis por tomada CCS2 com potência de até 250 kWh, o que garante carregamento em aproximadamente uma hora. O modelo utiliza a mesma plataforma consagrada da versão a diesel, incluindo quadro de chassi, freios e eixos.

img 5953

Além de zero emissões de CO₂, o veículo reduz significativamente a poluição sonora. Para Humberto Costa, gerente regional de vendas da Volvo, os benefícios vão além dos passageiros:

“A redução de ruído em uma metrópole como São Paulo beneficia a população toda, não só os passageiros.”

Sustentabilidade na operação

A Santa Brígida integra o Grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), que também reúne a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e a Urubupungá Transportes e Turismo. Reconhecida por sua cultura de sustentabilidade, a empresa já implementava práticas ambientais desde a década de 1990, como captação de água de chuva e separador de água e óleo em sua garagem.

Com certificação ISO 14001, a operadora pertence ao primeiro grupo no Brasil a construir uma garagem com certificado LEED, principal selo internacional de edificações sustentáveis.

“É um fator a mais a nos aproximar da Volvo, que tem o meio ambiente como um dos valores de marca”, destacou Marques.

Foco no passageiro

Entre as mais de 20 operadoras urbanas de São Paulo, a Santa Brígida se diferencia pelos altos índices de qualidade em avaliações da SPTrans.

“Todo trabalho operacional e de manutenção é com foco no passageiro, para que seu deslocamento tenha mais conforto e também na qualidade do atendimento”, afirmou o diretor.

img 5952

Os novos Volvo BZRLE serão incorporados à Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo, região Noroeste da capital, onde a Santa Brígida é responsável por 87% da operação do Consórcio Bandeirante.

Imagens: Divulgação Volvo