A partir desta segunda-feira, 22 de dezembro, a MetrôRio passou a realizar exclusivamente de forma digital a venda do passaporte de embarque para o réveillon 2026, válido para ida e volta ao evento em Copacabana. A comercialização ocorre apenas pelo aplicativo ou site oficial da concessionária e será encerrada às 18h do dia 31/12, ou antes, caso os bilhetes se esgotem. A venda presencial nas bilheterias foi finalizada no último dia 21.
Somente os passageiros que adquirirem o passaporte especial do metrô poderão utilizar o sistema durante a operação especial de réveillon, que começa às 19h do dia 31 de dezembro e segue até as 5h do dia 1º de janeiro.
Pulseira de retorno é a novidade deste ano
A principal novidade da operação em 2025/2026 é a pulseira de retorno, entregue ao passageiro no momento em que o bilhete digital (QR Code) é validado nas catracas durante a ida ao evento. O objetivo é agilizar e organizar o fluxo de embarque na volta, quando ocorre o maior volume de passageiros.
O valor do passaporte do metrô para o réveillon de Copacabana é de R$ 15, garantindo ida e volta dentro do período da operação especial.
Horários de ida e retorno
No momento da compra, o cliente deve escolher uma das cinco faixas de horário para a ida:
- 19h às 20h
- 20h às 21h
- 21h às 22h
- 22h às 23h
- 23h à meia-noite
Já o retorno, entre meia-noite e 5h do dia 1º/01, ocorre sem horário fixo, sendo obrigatório o uso da pulseira de retorno.
Mesmo quem não utilizar o QR Code na ida e pretender embarcar após a meia-noite deverá retirar a pulseira, que estará disponível no dia 31/12, das 14h às 22h, exclusivamente nas estações:
- Siqueira Campos/Copacabana
- Cantagalo/Copacabana
- General Osório/Ipanema
- Jardim Oceânico/Barra da Tijuca
- Maracanã
Formas de pagamento e regras de uso
A compra do bilhete digital pode ser feita via cartão de crédito ou Pix no aplicativo ou site do MetrôRio. Cada cliente pode adquirir até 10 unidades por transação. Os bilhetes são válidos apenas para a noite do réveillon, não sendo permitido reembolso ou uso posterior.
O MetrôRio orienta que os passageiros antecipem a compra, já que os QR Codes podem se esgotar rapidamente.
Cartões comuns não serão aceitos
No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais, Jaé (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Esses meios poderão ser utilizados apenas até as 18h59 e voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, quando o sistema funcionará em horário de feriado, das 7h às 23h.
Estações recomendadas e funcionamento
A concessionária recomenda que os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana para ida e volta. Na ida, os bilhetes especiais serão aceitos em todas as estações, exceto Cardeal Arcoverde/Copacabana. Após a meia-noite, o embarque será permitido apenas nas estações abertas: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico.
Gratuidades e operação especial
Pessoas com deficiência (PCD), crianças menores de seis anos acompanhadas e idosos acima de 65 anos devem apresentar documento oficial comprobatório nas catracas. Em sua 26ª edição, a operação especial de réveillon contará com reforço de funcionários, orientadores de fluxo, além de apoio da Polícia Militar e vigilância permanente, garantindo segurança e fluidez ao público que vai celebrar a virada do ano em Copacabana.
A concessionária reforça que o planejamento antecipado reduz filas, garante embarque tranquilo e contribui para uma experiência segura durante a noite de celebração.
Imagem: Divulgação MetrôRio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.















