A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) avalia, em conjunto com a Prefeitura de Vila Velha e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb), a criação de uma nova linha operada por micro-ônibus para melhorar a acessibilidade à estação do Sistema Aquaviário da Prainha. A informação foi dada incialmente pela Folha Vitória.
Desde a implantação do sistema, em agosto de 2023, moradores relatam que a linha 635 (Terminal Vila Velha/Prainha) — única do Transcol a atender diretamente a região — não é suficiente para assegurar a integração plena do transporte público e estimular o uso cotidiano do aquaviário pela população de Vila Velha. Embora existam linhas da Viação Sanremo que passam pela área, a ausência de integração tarifária obriga o passageiro a pagar uma nova passagem, o que desestimula a conexão.
Em entrevista, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a alternativa em estudo considera as restrições de circulação de veículos pesados no Sítio Histórico da Prainha. O principal obstáculo é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, capela mais antiga do Espírito Santo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A circulação de ônibus convencionais nas proximidades é proibida devido à trepidação, que pode comprometer a estrutura histórica.
“Há um problema de acessibilidade na Prainha porque algumas ruas não podem ser utilizadas por veículos pesados por causa da igreja. Estamos estudando, com a Prefeitura de Vila Velha e a Ceturb, a possibilidade de criar uma linha direta do Terminal de Vila Velha com micro-ônibus, que poderia circular por essas vias, desde que haja autorização”, afirmou o secretário.
Segundo Damasceno, mesmo já existindo uma ligação entre a Prainha e o Terminal de Vila Velha, a nova linha seria necessária para aumentar a frequência e ampliar a integração. “Para dar acessibilidade, o ideal é Terminal de Vila Velha/Prainha ou Aquaviário/Terminal de Vila Velha, porque no terminal há integração com várias linhas. Seria uma linha a mais para um trecho curto”, explicou.
Atualmente, a região também é atendida pela linha 676 (Terminal Vila Velha/Crefes via Prainha/Circuito Cultural – Circular), que opera aos fins de semana e feriados, reforçando a mobilidade em períodos de maior demanda turística e cultural.
Imagem: Divulgação
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.












