Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Wallace Mateus
A Expresso Guanabara está testando nos próximos dias o chassi O-500RSD 2441 da Mercedes-Benz. Para isso, a montadora cedeu um ônibus com o chassi para a aplicação dos testes com passageiros em linhas intermunicipais de passageiros no Ceará. O veículo é um Marcopolo Paradiso G7 1600 LD, justamente um modelo de maior porte do que os que a Guanabara possui.
Aí você se pergunta: porque uma frotista Mercedes-Benz está testando um chassi que ela já tem? A resposta é simples: o chassi que move este Marcopolo Paradiso G7 1600 LD é um chassi que a Guanabara ainda não tem. Os O-500 RSD que a Guanabara possui são 2436, com motor de 354 cv de potência. O chassi 2441 possui um motor mais potente, com 408 cv de potência.
O chassi 2441 é equipado com câmbio de 8 marchas automatizado com overdrive (o 2436 possui câmbio até 6 marchas). Para carrocerias como este LD, é equipado com sistema antitombamento, bem como amortecedores reforçados e balanço traseiro mais longo.
Caso os testes apresentem resultados positivos, a Guanabara deve adquirir unidades desse chassi. Ou até quem sabe, carrocerias de maior porte.