Motoristas de ônibus realizam novo curso de capacitação

Por PB Agora A grande quantidade de paradas para embarque e desembarque e a extensa rota percorrida diariamente podem provocar desgaste excessivo dos ônibus caso o condutor não esteja bem treinado ...
Por PB Agora
A grande quantidade de paradas para embarque e desembarque e a extensa rota percorrida diariamente podem provocar desgaste excessivo dos ônibus caso o condutor não esteja bem treinado para essa função. Para amenizar esses impactos e saber aproveitar o melhor das novas tecnologias, as empresas de transporte coletivo de João Pessoa Transnacional e a Reunidas, periodicamente, realizam treinamentos específicos para seus operadores. Nesta quinta-feira (03), as empresas promoveram mais uma série de capacitações com esse objetivo.


O curso, denominado “Condução Econômica”, é destinado a cerca de 800 motoristas integrantes do corpo funcional das empresas. A capacitação, realizada por meio de aulas teóricas aplicadas no auditório das empresas, localizada no bairro de Água Fria, e com aulas práticas realizadas nas vias públicas da cidade, teve início quinta-feira (03), nos turnos da manhã (8h às 10h30) e tarde (15h às 17h30).

O instrutor Charles Jorge Queiróz Bezerra afirma que o treinamento é realizado durante todo o ano e que os efeitos positivos já podem ser sentidos. Segundo ele, antigamente os condutores das empresas não conseguiam realizar uma operação de troca de marcha que produzisse menos gases poluentes e desgastasse menos o veículo. “Antigamente, os motoristas precisavam pisar e liberar a embreagem duas vezes para passar uma marcha com qualidade.

Isso fazia o veículo consumir ainda mais combustível e poluir o meio ambiente. Com os carros elétricos, isso não é mais preciso, mas alguns motoristas, especialmente os mais antigos, precisam ser lembrados para não mais fazer isso”, afirma Charles.

Ainda sobre o curso, o instrutor explica que cada turma será formada por cerca de 50 profissionais que passam por aula teórica no primeiro dia e aula prática no segundo. “No dia de aula teórica passamos dicas de mecânica para eles. Falamos sobre o funcionamento da caixa de marcha, acelerador e, inclusive, o painel de controle. Já no segundo dia, vamos para a rua colocar em prática os ensinamentos”, diz o instrutor, destacando que os profissionais que alcançarem uma nota média no treinamento não precisarão repetir a capacitação. “Eles tem conseguido uma aprovação acima da média”, observa, acrescentando que o curso só será encerrado quando todo o quadro funcional das empresas for contemplado.