
Para Carlos Magni, diretor de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da Marcopolo, a solenidade deste ano é ainda mais importante porque reúne o maior número de formandos em um mesmo ano e representa uma conquista para a comunidade caxiense. “A ampliação das vagas para a aprendizagem de jovens demonstra o compromisso da Marcopolo com a qualificação profissional e com o desenvolvimento social, gerando benefícios para toda a população da cidade”, enfatiza o executivo.
Dos 101 formandos, 80 concluíram os cursos de Montador de Veículos Automotores, com aprendizado em solda, metrologia, pneumática, eletricidade e processo de montagem. Outros 21 jovens completaram o curso de Plástico Reforçado e Plástico Termoformado, com ênfase na fabricação de fibras, termoformados e moldes. Todos já estão trabalhando em diversas áreas das unidades Marcopolo, em Caxias do Sul.
EFPM – Escola de Formação Profissional Marcopolo
Criada em 1990, a Escola de Formação Profissional Marcopolo, conhecida como EFPM, oferece cursos profissionalizantes a jovens da comunidade, incluindo aqueles em situação de vulnerabilidade social, proporcionando os mesmos benefícios dos demais empregados, como bolsas de estudo, primeiro emprego remunerado e a possibilidade de carreira na empresa.
Nestes 22 anos, a EFPM já formou 820 jovens e mantém convênio educacional com o SENAI para dar suporte didático desde o início de suas atividades. Posteriormente foram firmadas as parcerias com o FAS (Fundo de Assistência Social), que seleciona alunos da comunidade e com a Universidade de Caxias do Sul, para o curso de Plásticos. Atualmente, existem cinco unidades da EFPM, sendo três em Caxias do Sul (RS), uma em Duque de Caxias (RJ) e uma na África do Sul, na fábrica da Marcopolo.