AETC continua troca de cartões invalidos

Fonte: PB Agora Setenta e duas horas após a instalação dos novos equipamentos de leitura eletrônica dos cartões Passe Legal nos ônibus de João Pessoa e da superação de alguns contratempos inerentes a ...
Fonte: PB Agora

0987bdbf1d20100830053459
Setenta e duas horas após a instalação dos novos equipamentos de leitura eletrônica dos cartões Passe Legal nos ônibus de João Pessoa e da superação de alguns contratempos inerentes a uma mudança desta magnitude, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) constata que poderá atingir a cerca de 2%, dos 500 mil cartões em circulação, o quantitativo daqueles que estão precisando ser trocados. E apesar do pequeno universo de cartões que ainda precisam ser validados para utilização da nova tecnologia, a AETC continua com um atendimento direcionado no posto sede da entidade, na Rua 13 de Maio e nos postos da Rodoviária e do Terminal de Integração do Varadouro.


Segundo o diretor executivo da AETC, Mário Tourinho, o impacto da troca dos equipamentos antigos de leitura dos cartões e a migração para o novo sistema, gerenciados pela Transdata não deveria ter sido significativo. “Boa parte das pessoas que estavam nas filas procurando validar seu cartão, não precisariam estar lá, pois a validação dos cartões para o novo sistema se daria no próprio ônibus”, esclarece Mário, lembrando que alguns usuários acostumados com a agilidade do sistema de leitura, não seguiram as orientações das equipes da AETC de aguardar cerca de 2 a 5 segundos na apresentação do cartão ao leitor, visto que no primeiro contato com o novo equipamento, era preciso mais tempo para a validação.

Outra situação que causou algum transtorno na hora de migrar de um sistema para outro, e que fugiu a competência da AETC e da Transdata, diz respeito à má conservação dos cartões. “Existem pessoas que conduzem o cartão de qualquer jeito. Facilitando sua danificação e prejudicando a leitura eletrônica. Neste caso, é preciso fazer a substituição do cartão, pois a leitura fica prejudicada e a validação da passagem não acontece”, argumenta Mário, lembrando que a orientação dada pelas empresas de ônibus aos seus operadores era de que, na impossibilidade da leitura de cartões, o passageiro não fosse prejudicado. De acordo com Mário Tourinho, o usuário que ainda não conseguiu validar seu cartão no interior do ônibus, deve se dirigir a sede da AETC-JP, na Rua Treze de Maio, 103, ou ainda aos postos de atendimento da associação no terminal rodoviário de João Pessoa e no Terminal de Integração do Varadouro, para substituir, gratuitamente, seu cartão. Vale destacar, no entanto, que o sistema de bilhetagem eletrônica de João Pessoa continuará o mesmo. A ação consistiu apenas na mudança da companhia que fornece o serviço nos ônibus, que era feita pela Empresa 1 e agora fica sob a responsabilidade da Transdata, e na troca dos equipamentos por outros mais modernos que propiciam maior velocidade tanto na liberação da catraca dos ônibus quanto nas recargas do cartão eletrônico.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.