Fonte: Prefeitura de João Pessoa

A pesquisa auxiliará a Semob nos projetos complementares do PAC Mobilidade que definirão os editais das licitações para a contratação das empresas que farão as obras nos quatro principais corredores da cidade. Com a implantação do plano de mobilidade urbana, essas avenidas ganharão faixas exclusivas por onde vão circular os Bus Rapid Transit (BRTs articulados e biarticulados) e estações de transferência de passageiros modernas.
O objetivo da pesquisa é fazer a contagem dos embarques e desembarques de passageiros de ônibus nesses corredores. Com esses dados, que vão revelar a demanda de usuários, a secretaria terá uma noção do espaço necessário para a instalação das novas estações de transferências de passageiros, que serão construídas nos canteiros centrais dos corredores. “O estudo será concluído até a próxima semana, antes do início das férias escolares, para que o resultado seja o mais fiel possível”, disse o superintendente da Semob, Nilton Pereira.
O dimensionamento do serviço de transporte público da capital vai proporcionar à secretaria projetar estações de transferência com dimensões adequadas para abrigar os usuários do transporte público com mais conforto e segurança. O modelo dessas estações estará dentro dos padrões mais modernos, para incentivar a população a utilizar o ônibus como transporte habitual, deixando o veículo particular em casa – o que vai representar menos carros nas ruas e mais mobilidade para o trânsito de João Pessoa. Técnicos da Diretoria de Planejamento (Diplan) da autarquia estão acompanhando o dia-a-dia dos usuários de ônibus para o levantamento e a coleta dos dados da pesquisa. A planilha com esses dados será avaliada pela equipe técnica da Diplan para a emissão de um parecer, que será parte integrante dos projetos complementares do PAC da Mobilidade.