Onde foi parar o 01.150 da Transparaíba‏

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Texto: Josivandro Avelar Fotos: Acervo Fortalbus / Acervo Paraíba Bus Team O carro 01.150 da Transparaíba foi um dos últimos veículos da existência da empresa, cujas …

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Acervo Fortalbus / Acervo Paraíba Bus Team

O carro 01.150 da Transparaíba foi um dos últimos veículos da existência da empresa, cujas linhas e estrutura hoje pertencem a Expresso Guanabara. O veículo é um Marcopolo Paradiso GV 1150, chassi Scania K113TL 6X2 360, que hoje encontra-se no município paulista de Guararapes. Vamos conhecer a trajetória do veículo.

O veículo em questão foi adquirido zero pela Transparaíba em 1995, no que seria o último lote adquirido pela empresa enquanto era administrada pela família Brito. Esses Paradisos eram quatro – além deste, ainda existiram os 01.151, 01.152 e 01.153.

Só que, praticamente ao mesmo tempo, a Transparaíba é vendida a Jacob Barata. O Grupo Guanabara, controlado pelo empresário que inclusive fechou o negócio pessoalmente na sede da empresa, incorporou as garagens e a empresa de encomendas e cargas à estrutura da Expresso Guanabara, criada três anos antes por Barata. A Guanabara aproveitou 18 veículos da antiga empresa – entre eles o 01.150 e seus irmãos. Os veículos que sobraram – mais vários remanejados e os lotes posteriores adquiridos já na gestão de Jacob Barata – ostentaram o nome da Transparaíba até 1999, quando a marca foi substituída pela da Guanabara.

A frota que a Guanabara herdou da Transparaíba foi vendida nesse meio tempo – já que a empresa trabalha com chassis da Mercedes-Benz. Quem adquiriu o 01.150 foi a Águia Turismo, do Rio de Janeiro. Não foi só ele: o irmão 01.152 também foi junto. Outro com placas MMP 8024 foi encontrado em São João do Pacuí, Minas Gerais.

O veículo saiu da empresa em estado de sucata – a Águia Turismo carioca já não existe mais.

Com isso, em 2005, o veículo foi adquirido pela Clima Tur, com sede em Miguel Pereira-RJ. Chegou a operar com a pintura da Markosul – que alugou o veículo – e com a pintura da própria Clima Tur. Em todos os casos, operou com a numeração 4050.

O antigo 01.150 da Transparaíba atualmente

O carro ficou até 2009 na Clima Tur, quando foi vendido a seu atual proprietário. Hoje o veículo pertence a um particular de Guararapes, interior de São Paulo, e faz transporte de alunos da cidade para faculdades das cidades vizinhas.

, , , ,
0compartilhamentos

Inscreva-se na nossa newsletter