Trem do Forró vai ser transportado de carreta para Campina Grande

Fonte: G1 Paraíba Fotos: Divulgação Depois de ter a edição 2016 ameaçada por problemas na malha ferroviária, foi confirmado nesta sexta-feira (27) que estão mantidas as viagens do Expresso Forrozeiro, ...

Fonte: G1 Paraíba
Fotos: Divulgação

Locomotiva-forrozeira-em-Galante1

Depois de ter a edição 2016 ameaçada por problemas na malha ferroviária, foi confirmado nesta sexta-feira (27) que estão mantidas as viagens do Expresso Forrozeiro, entre a cidade de Campina Grande e o Distrito de Galante, na zona rural, durante o São João. Sem condições para trafegar pelos trilhos, os vagões do Trem do Forró vão ser transportados de João Pessoa para Campina Grande em carretas, pela BR-230. Já o trecho até o Distrito de Galante vai passar por reparos e limpeza.

A informação foi confirmada pelo coordenador geral do Maior São João do Mundo, Temi Cabral. Segundo ele, esta foi a alternativa encontrada pela prefeitura e a empresa responsável pela linha ferroviária da Paraíba, para evitar que o evento fosse cancelado.

Devido a problemas na malha ferroviária entre Campina Grande e João Pessoa, o trem não teria como sair da capital e trafegar pelos trilhos entre as duas cidades.

“Existem alguns pontos críticos entre João Pessoa e Campina Grande que precisam de reparos e manutenção. Pelo pouco uso, alguns trechos foram cobertos pela vegetação. Como o evento está próximo, não teria como fazer isso até o início das festividades, então decidimos fazer esse transporte por carretas. Os vagões virão pela BR-230 e serão recolocados nos trilhos, em Campina Grande. Já o trecho ferroviário até Galante vai ser recuperado para o evento”, disse Temi Cabral.

De acordo com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o transporte pela BR-230 será realizado e custeado pela empresa Transnordestina, sediada em Fortaleza, no Ceará, responsável pelas linhas ferroviárias da Paraíba. Para garantir a segurança na viagem entre Campina Grande e o Distrito de Galante, a ferrovia vai passar por uma manutenção e limpeza. Segundo a prefeitura será necessária a troca de 5 mil bases de madeira que sustentam os trilhos de ferro.

Expresso Forrozeiro

As viagens do Expresso Forrozeiro acontecem nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de junho. Além destas datas, no dia 23 acontecem shows no Distrito de Galante, mas sem o “trem do forró”.

trem4

A locomotiva forrozeira sai da Estação Velha na cidade de Campina Grande e vai até o distrito de Galante, na zona rural do município. Dentro dos vagões trios de forró pé de serra tocam durante a viagem inteira.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.