Frota de ônibus de João Pessoa ganha 40 novos veículos com motorização eletrônica, equipados com GPS e plataforma

Fonte: News Comunicação Fotos: Divulgação A frota de ônibus de João Pessoa ganhou nesta quarta-feira (23) o incremento de vinte novos veículos zero quilômetro e, no começo de julho, incorporará mais ...

Fonte: News Comunicação
Fotos: Divulgação

13512163_1396023827090836_3913953712141194462_n

A frota de ônibus de João Pessoa ganhou nesta quarta-feira (23) o incremento de vinte novos veículos zero quilômetro e, no começo de julho, incorporará mais 20 novos ônibus. A apresentação dos ônibus aconteceu na manhã de hoje, na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira, e contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, do dirigente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP),  Carlos Batinga e dos empresários dos consórcios Unitrans e Navegantes responsáveis pela aquisição dos novos ônibus.

Segundo Carlos Batinga, os novos ônibus serão colocados, prioritariamente, nas linhas Circulares, 1500 e 5100 e nas linhas troncais, cujos itinerários são mais longos, a exemplo da 2300, 3200, 1001 e 601. “Além de terem viagens mais longas, pelo percursos que tem que percorrer, essas linhas são as que têm maior fluxo de passageiros, por isso optamos em incluir esses novos ônibus nestes itinerários”, explica Batinga.

O prefeito Luciano Cartaxo, que fez questão de entrar nos ônibus e conferir o diferencial dos veículos, lembrou que a renovação da frota é importante para a cidade sob vários aspectos. “Com ônibus novos, os passageiros tem mais conforto, os operadores trabalham melhor e o transporte público de João Pessoa, que já diferencia pela qualidade, fica ainda mais eficiente”, disse Luciano que, na ocasião, também falou da parceria com as empresas de transporte da capital que vai possibilitar a instalação de 200 novos abrigos de ônibus na cidade. “Isso também é importante para os passageiros de ônibus, pois melhora a qualidade de vida da população”, disse o prefeito.

Os novos veículos contam uma motorização eletrônica, que polui menos o meio ambiente, e são dotados de itens que melhoram a acessibilidade do usuário, além de serem equipados com GPS. Todos eles tem plataforma elevatória para o acesso de cadeirantes, possuem uma cadeira especial – mais larga – destinada a gestantes e obesos, e também têm corrimãos especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. As portas dos novos ônibus abrem e fecham eletronicamente, dando mais segurança para usuário e mais facilidade para o operador, a bancada do motorista e cobrador tem design rodoviário, permitindo uma melhor ergonomia no dia a dia e a roleta teve seu desenho modificado para facilitar o manuseio do cobrador. Os ônibus ainda têm faróis de led e painel e tacográfo digitais.

Com 472 veículos circulantes,  que atendem  88 linhas, e uma média de idade muito inferior a da maioria das cidades brasileiras, a frota de João Pessoa tem no consórcio Unitrans, formado pelas empresas Transnacional e Reunidas, um dos principais responsáveis por essa renovação, já que dos 20 veículos entregues hoje, 12 pertencem ao consórcio. Os outros oito veículos se distribuem entre as empresas Santa Maria, São Jorge, Marcos da Silva e Mandacaruense que integram o consórcio Navegantes.

 Para o diretor da Unitrans, Alberto Pereira, o programa de renovação da frota é uma das prioridades.  “Mesmo num ano atípico como esse, com o agravamento da crise que atinge todos os setores da economia, fizemos um esforço para adquirir esses novos ônibus parasubstituir os mais usados. Assim, conseguimos dar mais comodidade e conforto aos nossos passageiros e operadores, mantendo a excelência do sistema de transporte de João Pessoa”, disse Alberto Pereira.

O acordo de renovação da frota da capital firmado entre os dois consórcios operadores e a Prefeitura prevê que até o dia 30 deste mês, todos os veículos com 10 anos de uso (ano 2006) serão retirados de circulação e substituídos por esses novos veículos. “Isso assegura que a idade média de nossa frota seja uma das menores do país, o que eleva a qualidade do serviço prestado à população pessoense”, esclarece o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transportes Urbano (Sintur-JP),  Mário Tourinho, que também participou da solenidade de apresentação dos novos ônibus da capital.