Fonte: Revista AutoBus
Foto: Scania
Durante o salão parisiense Transports Publics 2016, a montadora sueca Scania, com sua iniciativa de promover o moderno transporte público do século 21, apresentou seu modelo Citywide com tração híbrida (biodiesel e eletricidade). Com 12 metros de comprimento, o veículo utiliza o motor a diesel ou biodiesel de 9 litros e 320 Hp (Euro 6), bateria de lítio e unidade elétrica de 150 kW de potência e torque de 1.050 Nm, funcionando no modo paralelo.
De acordo com a Scania, seu modelo de entrada baixa (LE) conta com uma configuração de dupla função, que permite a utilização do mesmo ônibus de alta capacidade em linhas urbanas e suburbanas. A flexibilidade é um destaque, pois permite um fluxo rápido de passageiros, visibilidade e conforto para os usuários que sentam-se na parte de trás.
A montadora também ressalta sua estratégia de eletrificação dos sistemas de transporte público feito pelos ônibus. Segundo ela, há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve o conceito e a tecnologia híbrida para o modal.
O Citywide é produzido nas configurações de 12 m e 14,8 m, com dois e três eixos, e pode contar com o Scania Opticruise, transmissão automatizada.